Com o apoio da Petrobras, a Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul está beneficiando agricultores do interior do município. O projeto Ecos do Campo desenvolve ações de educação agroecológica para capacitação e aprimoramento da produção orgânica, do manejo e do processamento de alimentos, além de promover uma relação sustentável com os recursos naturais das propriedades.
O projeto, já iniciado, prevê a participação de cerca de 230 pessoas das comunidades de Paiol Grande, Rio das Pedras e Dois Irmãos. Os cursos oferecidos procuram trazer conhecimentos específicos da alimentação orgânica e abordam também questões relativas à economia doméstica e ao valor do trabalho feminino na agricultura familiar.
Segundo a coordenadora do projeto, Sinara Adriana Soares, essa parceria entre Casa Familiar Rural e Petrobras aproxima a escola das comunidades: “Faz com que possamos aprender com o agricultor e transmitir conhecimento, através das capacitações que são oferecidas. Destaques do projeto também serão as capacitações para as mulheres, abordando temas para o protagonismo feminino, pois acreditamos que a mulher tem papel muito importante na propriedade”, afirma.
Atenção especial aos recursos hídricos
A relação do homem e da mulher do campo com os recursos hídricos é um dos pontos fundamentais da iniciativa. A preservação e proteção de nascentes de rios nas comunidades também é abordada nos cursos, já que é bastante comum o descarte de contaminantes agrotóxicos pelas atividades agrícolas. Para minimizar os problemas causados pela proliferação de vetores e a contaminação de solos, serão implantados dez sistemas agroecológicos de tratamento de esgoto com raízes de plantas.
De acordo com Gisela Bueno Lazzari, educadora da Casa Familiar Rural, a propriedade deve ser considerada como um ambiente social e profissional, por isso requer cuidados. “Para melhorar a qualidade do ambiente são necessárias propostas efetivas, principalmente com relação à água, fator primordial para a realização das atividades humanas. A crise hídrica é intensa em nossa região e impacta diretamente a agricultura familiar, daí esse nosso foco”, explica a educadora.
Programa Petrobras Socioambiental
Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras apoia soluções socioambientais em diversos locais do país, através de parcerias com organizações da sociedade civil. Fazem parte da carteira iniciativas voltadas para a geração de emprego e renda; para o preparo para o exercício da cidadania; para o atendimento de crianças e adolescentes; para a conservação da biodiversidade costeira e marinha; e para a recuperação de florestas e áreas naturais, entre outras.
Para o gerente geral da SIX, Socrates Fofano, o projeto Ecos do Campo reforça o compromisso da Petrobras com as comunidades em que atua: “Esse projeto foi concebido de forma a valorizar, como essência, as características culturais das comunidades das áreas de influência da SIX e reconhecer o protagonismo feminino nas famílias. Isso torna o projeto muito alinhado com a realidade das nossas comunidades, com benefícios tangíveis e permanentes”, avalia o gerente.
Assessoria Petrobras