O Grupo Folclórico Polônes Karolinka celebra nesta quarta-feira (22), 31 anos de história, valorizando e divulgando a cultura polonesa.
- LEIA TAMBÉM: Vídeo: Visita ao guarda roupa do Karolinka em comemoração aos 30 anos de história
- LEIA TAMBÉM: Curso ofertado pelo Karolinka em parceria com Governo da Polônia é concluído após 6 meses
O grupo foi fundado em 22 de fevereiro de 1992 por iniciativa da Braspol e do Grupo de Jovens Gensma. Segundo a organização, o objetivo é de resgatar, manter e promover a cultura polonesa, através da dança, aulas de canto, música, culinária e artesanato.
Conhecido não só em São Mateus do Sul, mas também no Brasil e no exterior, o Karolinka já levou o nome do município em diversos festivais e eventos, como na Argentina e Polônia, gerando visibilidade e reconhecimento mundial.
Uma das organizadoras, Iris Ianoski, lembrou que há muito tempo o grupo deixou de ser apenas um grupo de dança, e passou a desenvolver diversas ações e atividades em prol à comunidade.
“Hoje o Karolinka é uma instituição que tem o compromisso de valorizar a cultura polonesa, trabalhando unido com diversas entidades e famílias são-mateuenses, como a realização do Polskie Smaki, aulas de polonês, a dança e a cultura”, disse.
Comemoração
Para celebrar os 31 anos de fundação, o Grupo Karolinka está preparando uma programação especial para comemorar a data. No dia 1º de maio, haverá em São Mateus do Sul um espetáculo com o Grupo de Dança, Orquestra e Coro do Grupo da Universidade Politécnica de Varsóvia, com altíssima qualidade envolvendo música, canto e dança ao vivo.
“Esse será um presente nosso para todos os são-mateuenses como forma de agradecimento por todo apoio, para que possamos chegar até aqui”, finaliza.