16.8 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, março 29, 2024
InícioCidadesRebouçasSecretaria de Saúde de Rebouças divulga lista de pessoas que devem estar...

Secretaria de Saúde de Rebouças divulga lista de pessoas que devem estar em isolamento

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
O objetivo é impedir o desrespeito ao isolamento domiciliar, essencial para conter o avanço da pandemia. Foto: Divulgação.

Através de uma lei municipal, a Secretaria Municipal de Saúde de Rebouças passou a divulgar uma lista com o nome das pessoas que estão com a Covid-19 ativa. O objetivo é impedir o desrespeito ao isolamento domiciliar, essencial para conter o avanço da pandemia.

Publicidade
Publicidade

A lista, que é de acesso público, foi divulgada nesta sexta-feira (21) no Portal da Transparência do município e será atualizada diariamente. Além do nome completo da pessoa infectada e idade, também é mencionado o início do período de sintomas e por quantos dias devem ocorrer o isolamento. Dados como números de documentos não são expostos.

Segundo a lei municipal, a medida é temporária e excepcional de enfrentamento a pandemia, enquanto perdurar a situação de calamidade pública e emergência na saúde pública municipal decorrente da Covid-19.

A justificativa da lei também fala do direito coletivo e que é de interesse público o conhecimento de todos os infectados.

Quando confirmado o caso pela Secretaria de Saúde, o paciente é informado sobre termo de ciência da divulgação do nome e a recusa não impedirá a medida. “A recusa em assinar o termo de consentimento com a divulgação ensejará na aplicação de multa no valor de 10 Unidades Fiscal Municipal, multa que será aplicada também no caso de descumprimento do isolamento fixado, sem prejuízo de responsabilização na esfera criminal”.

As farmácias e laboratórios que detectarem testes positivos para Covid-19 também deverão imediatamente comunicar a Secretaria Municipal de Saúde, sob pena de multa de 10 UFMs.

A lei ainda autorizada a Secretaria Municipal de Saúde a implantar adicionalmente, se necessário, outras formas de identificação dos pacientes positivados, bem como estabelecer outras normas correlatas.

CASOS – Rebouças vive a pior fase da pandemia, com aumento de casos de infectados e mortes. Nesta sexta-feira (21) há 307 casos ativos. O município soma 26 óbitos. Um deles foi divulgado hoje. É de uma pessoa de 50 anos, com comorbidades, que estava internada no Hospital Darcy Vargas.

Com informações Portal Clique

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas