A reportagem da RDX participou na tarde desta quarta-feira (22), de uma reunião que debatia sobre as condições da BR-476, trecho entre São Mateus do Sul e União da Vitória. O objetivo da reunião era discutir o projeto de recuperação do trecho que já está em andamento no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A reunião foi organizada pelos deputados federais Tadeu Veneri, Gleisi Hoffmann e Toninho Wandscheer, após demandas da comunidade para melhorias no trecho que possui muitas reclamações sobre as condições em que se encontram. A principal preocupação é com a segurança dos que trafegam pela rodovia federal.
Interesse do Governo do Paraná na obra do trecho
Durante a reunião, em que estiveram presentes políticos, prefeitos e lideranças da região, o deputado estadual Hussein Bakri confirmou que o governador Ratinho Júnior possui interesse em assumir a obra com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), caso o Governo Federal libere o trecho para as obras por meio de uma delegação.
“Oficialmente, em nome do Governador, o Estado do Paraná tem recurso em caixa para a execução da obra”, afirmou Hussein.
Fernando Furiatti, diretor presidente do DER, explicou durante a sua fala ideias para o projeto de execução da obra e também a opção de delegação do Governo Federal para o Estado do Paraná, que caso aceito, poderá levar cerca de 10 meses de documentação necessária para a liberação do serviço, já feito anteriormente em outras situações do Estado.
O diretor presidente também afirmou que o trecho levaria cerca de 2 anos para ficar pronto no formato whitetopping, técnica de reabilitação de pavimentos asfálticos com o uso do concreto de cimento, segundo ele, comprovada a qualidade.
Contraponto do Dnit
Representando o Ministro dos Transportes, Renan Filho, o secretário-executivo George Santoro explicou o trabalho e projeto já em andamento feito pelo Dnit. Segundo ele, o projeto já foi finalizado e entrará em processo licitatório no mês de julho. Após os trâmites legais, as obras poderão iniciar no mês de outubro com prazo de 2 anos para finalização. O Dnit está trabalhando no trecho pelo programa Crema (Programa de Contratação, Restauração e Manutenção).
O contraponto levantado por Santoro é que segundo ele, todos os trâmites já estão em finalização para a obra, e caso o Estado do Paraná assuma, precisará oficializar a delegação, o que pode demandar mais tempo de trâmites legais para o início do processo licitatório, e por fim as obras somente em 2025.
Decisão será debatida com o Ministro
Em diversos momentos os deputados federais Tadeu e Toninho demonstraram interesse em resolver o quanto antes a demanda de melhorias do trecho, independente se as obras ficarão em responsabilidade do Governo Federal ou Estadual.
O secretário-executivo do Ministério dos Transportes afirmou que levará toda a demanda para o ministro Renan Filho e que nos próximos dias eles estarão decidindo se mantém o trecho para Governo Federal ou se delega o serviço para o Governo Estadual para recuperação do trecho da BR-476.