DER abre propostas para projeto de pavimentação que vai ligar Rebouças à PR-364

Nove empresas estão disputando a licitação da elaboração do projeto executivo de engenharia da obra de 12,60 quilômetros. Orçamento estimado é de R$ 1,2 milhão. Foto: Rádio Najuá/Arquivo.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu nesta terça-feira (22) as propostas técnicas de nove empresas que disputam a licitação para elaborar o projeto de engenharia de implantação da PR-990, ligando a cidade de Rebouças à PR-364.

Será feita agora a análise das propostas apresentadas, com publicação do resultado em Diário Oficial e no portal Compras Paraná. No mesmo documento já será agendada a abertura das propostas de preço e documentos de habilitação das empresas. O orçamento estimado para a elaboração do projeto é de R$ 1.235.132,20.

A nova rodovia tem início no entroncamento com a PR-364 e segue até Rebouças, na Avenida João Francisco Sobrinho, em uma extensão de 12,60 quilômetros.

O projeto deverá conter os levantamentos e estudos necessários para a pavimentação da pista de terra existente e também para a implantação de dispositivos como acostamentos, acessos e outros que melhorem a trafegabilidade e segurança dos usuários. As interseções deverão ser projetadas em nível, preferencialmente no padrão de rótulas fechadas alongadas.

Nos pontos em que a rodovia cruza o Rio Arroio dos Cristianos, Rio do Salto e Rio Poço Bonito, deverá ser verificada a necessidade de implantação de pontes ou se será utilizada outra solução, como galerias.

O projeto também precisará prever, conforme a possibilidade, a execução de passeios, travessias para pedestres, pontos de ônibus e ciclovias ou faixas compartilhadas.

O prazo estimado para a execução do projeto é de 300 dias, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço.

Com informações Agência Estadual de Notícias

Redação Portal RDX

Ler anterior

Copa do Brasil: veja os confrontos das oitavas de final definidos em sorteio

Ler próxima

Por telefone, bebê de 13 dias é salvo após se engasgar em Três Barras