A reportagem da RDX recebeu nesta segunda-feira (22), imagens que mostram uma grande quantidade de materiais sendo descartados de forma irregular em um terreno próximo ao CMEI da Tia Dirce e a ASPP, na Vila Prohmann em São Mateus do Sul.
Segundo repassado pela chefe de setor de limpeza da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram descartados restos de guarda- roupas, sofás, materiais recicláveis (como vidros, garrafas Pet, papelão) além de materiais orgânicos. A limpeza do local aconteceu nesta segunda-feira (22).
“Conversamos com alguns moradores da região e eles relataram que o pessoal vai de madrugada pra jogar o lixo por ali”, disse a chefe do setor.
Na Vila Prohmann existe o serviço de coleta de resíduos, sendo toda terça e quinta a coleta de lixo comum e na sexta, coleta de recicláveis.
O descarte irregular é crime, conforme Lei Federal n° 9.605/1998, Lei de Crimes Ambientais, com penalidade prevista no artigo 54. A prática pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa. Ao se deparar com situações como essa, registre e procure a Secretaria de Meio Ambiente para denunciar.