Os alunos do Colégio Estadual Duque de Caxias de São Mateus do Sul, Kauane Gabrielle da Silva Pacheco, Emmanuel Okonoski, Rafaela Licheski Boschin e Henry Hirth ficaram em segundo lugar na etapa nacional da Olímpiada de Engenharia Biomédica. O concurso aconteceu no último fim de semana em Santa Rita do Sapucaí – Minas Gerais.
Os alunos participaram das categorias visual e auditiva, ficando em segundo lugar nas duas categorias. Na etapa estadual, eles foram campeões.
Kauane e Henry criaram um aplicativo para celular capaz de captar o som ambiente e transformá-lo em texto. Já Emmanuel e Rafaela, desenvolveram um óculos e uma bengala com sensor sônico, que identifica possíveis obstáculos e alerta o usuário com tempo hábil de desviar.
“O projeto da categoria visual, adaptou o projeto da fase regional, melhorando os dispositivos com o uso da inteligência artificial. Já o projeto da equipe auditiva, apresentou o mesmo aplicativo do celular da etapa regional, com as adaptações que se fizeram necessárias”, explicou Thaís Okonoski, mãe de um dos alunos, e funcionária da instituição escolar.
Os alunos foram até Minas Gerais com patrocínio de custos da empresa MicroXisto, Pianostur e Colégio Duque.
Em agosto a RDX entrevistou os alunos e mostrou na prática como funciona os projetos. Assista: