O Colégio Estadual São Mateus inaugurou nesta segunda-feira (21), uma Praça de Leitura em homenagem à professora Zalythéa Prohmann que dedicou sua vida pela vocação de ensinar e faleceu em janeiro deste ano.
Segundo Telma Pelegrini Staniszewski, diretora do Colégio, a praça busca incentivar o hábito da leitura e estudos de todos os alunos do Colégio. O local já estava em planejamento para revitalização, e a ideia de homenagear a professora de língua portuguesa contou com o apoio da equipe do conselho escolar e também da APMF.
“Os alunos amaram a ideia principalmente porque a professora Zalythéa marcou história para todos nós. Ela sempre será associada à leitura, do incentivo para a língua portuguesa… Ela amava a educação e queríamos fazer essa homenagem singela, porque ela merece!”, diz Telma.
A cerimônia também contou com a presença de familiares de Zalythéa. Arthur Prohmann, era irmão da professora e confirmou o amor de Zalythéa pela educação.
“Acredito que essa homenagem e projeto pedagógico é de grande importância para a educação e cultura do nosso município. Para a família Prohmann, nos orgulhamos muito e estamos comovidos de ver e presenciar um batizado [da praça] com o nome da professora Zalythéa que amava a educação e esse colégio”, expressa Arthur.