Livro sobre produção da erva-mate de São Mateus do Sul será lançado nesta quinta (24)

O lançamento do livro organizado por Alcimara Aparecida Föetsch, Filipe de Souza dos Santos e Sidnei Muran, no formato e-book, intitulado “Bella cidade dos Verdes Hervaes: indicação geográfica, potencialidades e desafios da erva-mate em São Mateus do Sul – Paraná”, acontece no dia 24 de junho (quinta-feira), às 19h, em uma live no Canal do YouTube da Uniuv. Haverá certificação para os que preencherem a lista de presença durante o encontro virtual. A obra foi escrita por várias mãos e editada pelo Conselho Editorial do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV).

Aproveitando o cenário propício resultante da obtenção da Indicação Geográfica (IG) pelo município de São Mateus do Sul, a obra divulga informações essenciais sobre a produção, o uso, a diversificação e a comercialização da erva-mate na região. Dividido em três partes, o livro apresenta aspectos histórico-geográficos, conta detalhes sobre a obtenção da IG, socializa inspirações e evidencia a utilização dessa planta valiosa para o Sul do Brasil.

A professora Alcimara Aparecida Föetsch, da Unespar de União da Vitória, conta que, inicialmente, a ideia era escrever um artigo científico sobre os motivos que justificam a existência da erva-mate por aqui. No entanto, com a inclusão dos vários olhares, a obra foi se avolumando e se diversificando, o que resultou em uma publicação sortida, que mescla produção acadêmica, informações jornalísticas e comerciais, além de destacar elementos socioculturais locais.

A relevância do livro para a comunidade regional é destacada pelo professor Filipe de Souza dos Santos, da Uniuv. Segundo ele, trata-se de uma coletânea heterogênea que contempla distintos públicos leitores e pode se tornar uma referência introdutória para futuras pesquisas, embasar próximos estudos e fundamentar novas análises.

Para o jornalista, historiador e escritor, Sidnei Muran, os diferentes textos cumprem o papel de informar e socializar práticas, trajetórias, redes comerciais e conhecimentos populares de maneira acessível e gratuita aos interessados. O primeiro e-book do Conselho Editorial da Uniuv terá distribuição gratuita. Para fazer o download da obra, é só acessar o seguinte endereço http://uniuv.edu.br/livro-bella-cidade-dos-verdes-hervaes.php

Por Assessoria

Redação Portal RDX

Ler anterior

Mais de 300 alças de bronze são furtadas de cemitério em São Mateus do Sul

Ler próxima

Gerente do Superpão de São Mateus do Sul é mais uma vítima da covid-19