Uma cachorrinha foi abandonada após ser atropelada na BR-476, na região da Água Suja, próximo ao Hélios Parque Aquático, em São Mateus do Sul.
Uma moradora entrou em contato com a reportagem da RDX FM e do Portal RDX na manhã desta sexta-feira (23), informando que o animal foi encontrado às margens da rodovia e resgatado para tratamento veterinário.
O fato causou revolta na mulher, que lamentou que o motorista que causou os ferimentos não tenha parado para socorrer o animal.
“Como pode alguém atropelar um animal na rodovia, sair em alta velocidade e nem se quer prestar atendimento. Meu marido foi quem a encontrou toda machucada e trouxe para salvarmos a vida dela”, lamentou.
Projeto de lei torna obrigatório socorrer animais atropelados
O Projeto de Lei 172/23 fixa a obrigação de prestar socorro a animais atropelados, independentemente de envolvimento no acidente, bem como de comunicar o caso a autoridade pública competente. Quem descumprir a medida estará sujeito à multa.
O texto, em análise na Câmara dos Deputados, faz alterações no Código de Trânsito Brasileiro.
Os autores, deputado Delegado Matheus Laiola (União-PR) e o deputado licenciado Delegado Bruno Lima (SP), justificam que “o dever de informar atropelamentos em vias públicas se revela essencial na missão de proteger os animais”.
Pela proposta, o condutor que transportar o animal em seu veículo particular ficará isento de multas ao transpor semáforos e radares de velocidade.
Ainda pelo texto, nos casos de atropelamento doloso, quando há intenção, o condutor é obrigado a arcar com todos os custos relativos ao tratamento veterinário do animal até sua total recuperação.
Tramitação
A proposta ainda será despachada para análise pelas comissões permanentes da Câmara.
Fonte: Agência Câmara de Notícias