O secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, se reuniu na tarde desta quinta-feira (22) em São Mateus do Sul, com lideranças políticas do município e representantes de entidades, na Câmara de Vereadores, para tratar de assuntos ligados à segurança pública do município.
Acompanhado de uma comitiva, o secretário esteve nas dependências da 3ª Subdivisão Policial (SDP), onde verificou a situação do Departamento Penitenciário (Depen), as instalações da 3ª Cia da Polícia Militar e visitou o terreno que será cedido pela Prefeitura Municipal, para a construção de um novo prédio para o Batalhão.
Nova sede para a Polícia Militar
Durante reunião na Câmara de Vereadores, o Município firmou o compromisso em ceder um terreno de 11 mil metros quadrados, para a construção de uma nova sede para a Polícia Militar, localizado no Loteamento Jardim dos Lagos, região próxima ao Clube União Vila Prohmann. A obra deve ser realizada com recursos junto ao Governo de Estado, através de uma contrapartida dos royalties da Petrobras SIX.
Reformas
A prefeita Fernanda Sardanha também comentou sobre as reformas e manutenções que deverão ser feitas nas dependências da 3ª Subdivisão Policial e o Departamento Penitenciário (Depen). Para isso, foi necessário um trabalho em conjunto para a remoção de detentos para outras penitenciárias do estado, já que o local apresentava superlotação.
Remoção de veículos apreendidos pela Polícia Civil
Outro assunto tratado durante a reunião, foi sobre a remoção de veículos apreendidos pela Polícia Civil, e que atualmente ocupam vagas de estacionamento na Rua Theodoro Toppel. O Município solicitou ao DER um pátio localizado no Distrito de Fluviópolis, para que de forma provisória, sejam realocados até a transferência para o pátio da PC em Curitiba, que de acordo com o Delegado Geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, deverá ocorrer em breve.
Aumento de efetivo
O Tenente Coronel Balbino, do 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória, enfatizou a vinda de novos policiais para auxiliar no atendimento à ocorrências da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que como mostrado pela reportagem da RDX em maio deste ano, sofre com a falta de efetivo e tem de se desdobrar no atendimento à ocorrências e fiscalização, em um raio de 700 quilômetros, no trecho que vai de Bituruna à Tijucas do Sul.
Reforço para o BPEC
A prefeita Fernanda Sardanha também afirmou que o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária – BPEC recebeu uma nova viatura, garantindo um reforço na segurança.