21.4 C
São Mateus do Sul
sábado, setembro 7, 2024
InícioCidadesSão Mateus do SulPesquisador faz entrega simbólica sobre mini-documentário da Casa da Memória Padre Bauer

Pesquisador faz entrega simbólica sobre mini-documentário da Casa da Memória Padre Bauer

Data:

Compartilhe essa notícia:

O professor e pesquisador Filipe de Souza dos Santos entregou um quadro, que disponibilza um QR Code, direcionando para a entrevista com a professora Hilda Jocele Digner Dalcomuni, apresentando os materiais, documentos e demais objetos existentes na Casa da Memória. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Nesta terça-feira (23), acontece uma entrega simbólica do mini-documentário que apresenta o acervo da história da Casa da Memória Padre Bauer de São Mateus do Sul, um projeto realizado pelo professor e pesquisador Filipe de Souza dos Santos, Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNC (Universidade do Contestado), e com o apoio voluntário do historiador e jornalista Sidnei Muran.

O ato teve o objetivo de entregar um quadro à Casa da Memória, que disponibiliza um QR Code direcionando para uma entrevista de aproximadamente 30 minutos com a professora Hilda Jocele Digner Dalcomuni, com o objetivo de apresentar de forma resumida os materiais, documentos e demais objetos existentes na Casa da Memória Padre Bauer, num formato digital em áudio e vídeo e de livre acesso, internet e compartilhado em canal do YouTube, proporcionando o acesso ao conhecimento sobre os conteúdos existentes no espaço.

O professor e pesquisador Filipe afirmou que o trabalho realizado vem para imortalizar a história de São Mateus do Sul em vídeo, além de incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. “Nós fizemos essa entrega simbólica do nosso mini-documentário com o acervo da história e da identidade são-mateuense para a professora Hilda, que representa a Casa Memória, juntamente com os demais funcionários, para que a gente possa fechar esse ciclo de pesquisa, de atividades que nós realizamos para a criação desse mini documentário. Temos a certeza de que um novo ciclo irá se abrir para novas pesquisas que poderão vir adiante relacionadas à Cultura e à História de São Mateus do Sul”, disse.

Na foto, o quadro com o QR Code que direciona para o mini-documentário. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

A professora Hilda Jocele Digner Dalcomuni agradeceu por ter participado do mini-documentário e ainda reforçou o convite para visitas na Casa da Memória Padre Bauer. “Eu quero parabenizar pela execução e finalização desse mini-documentário, através do incentivo da Lei Paulo Gustavo, que ao meu ver é muito importante para o nosso município, principalmente no que diz respeito à Casa da Memória, em que a maioria das pessoas sabem da importância do nosso acervo histórico, cultural e social, que esses objetos representam. Me sinto honrada em ter participado desse projeto e espero ter colaborado com as informações, naquilo que vem para mostrar para a nossa comunidade. Quem tiver interesse em visitar, será muito bem recebido. A Casa da Memória Padre Bauer tem o telefone (42) 3912 7096, o e-mail: [email protected] e também o nosso Instagram”, finalizou.

Sobre o projeto

O financeiro para custear a pesquisa e produção usufruiu do instrumento da modalidade de fomento à execução de ações culturais de que trata o inciso I do art. 8 do Decreto 11.453/2023, celebrado com agente cultural, Filipe de Souza dos Santos, selecionado nos termos da Lei Complementar Nº 195/2022 (LEI PAULO GUSTAVO), do Decreto Nº. 11.525/2023 (DECRETO PAULO GUSTAVO) E DO DECRETO 11.453/2023 (DECRETO DE FOMENTO).

A execução do projeto se deu por meio do Termo de Execução Cultural entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de São Mateus do Sul e o agente cultural Filipe de Souza dos Santos, responsável pela pesquisa e produção do mini documentário.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

51,000FãsCurtir
18,800SeguidoresSeguir
1,160InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas