Uma emocionante história ganhou repercussão nacional após Júlia, de 16 anos, encontrar uma lista de desejos feita pelo pai meses após o falecimento dele por câncer. A família é de Minas Gerais.
Quando sair do hospital, eu vou…”, escreveu seu pai, começando uma lista. “Ver a Ju casar”, “Cuidar dos meus netinhos”, “construir uma casa no meio do mato”, “ajudar as crianças no hospital”. E mais: “Fazer comidas novas para a Ju”, “fazer a tatuagem com a Ju”, “ir em Fátima”.
No dia 21 de dezembro do ano passado, o mineiro Ramon do Vale Vicente morreu aos 53 anos. Foram dois anos lutando contra a leucemia. Deixou a filha Júlia, de 16 anos, mãe, irmão e a ex-mulher Fernanda, de quem se reaproximou nos últimos anos de vida, e que aparece na lista como alguém de quem ele queria “cuidar”, assim como ela fez com ele, passando meses no hospital ao seu lado.
Para a filha esse é um recado para “aproveitarmos as pessoas quando a gente ainda as tem, principalmente os adolescentes que brigam direto com os pais”.
Depois de encontrar a lista, Júlia se comprometeu em realizar os desejos do pai – pelo menos os que ela conseguisse. Alguns, aliás, foram realizados antes mesmo da garoa encontrar a nota. Em janeiro, ela pediu que a mãe a levasse para Cabo Frio, no Rio, a praia favorita do pai, para onde ele estava louco para ir. Era o primeiro item da sua lista. A tatuagem que os dois fariam juntos, uma reprodução de uma foto que Júlia tirou do batimento cardíaco do pai no monitor da UTI, também já foi feita. Além disso, a menina e a mãe, Fernanda, também já começaram a ajudar as crianças do hospital antes de verem a lista, criando um projeto chamado “Missão Sofia”, que produz perucas para crianças com câncer.
Com informações Portal RDX, G1 e Veja SP