O Município de São Mateus do Sul ficou entre os 35 finalistas, na etapa estadual do 1º Prêmio Band Cidades Excelentes.
Na quinta-feira (21), a prefeita Fernanda Sardanha, juntamente com o Secretário da Casa Civil, Ricardo Serpe de Lima e da Diretora do Departamento de Relações Públicas, Priscila Ernst, estiveram em Curitiba, participando do evento.
Os 399 municípios do Paraná foram inscritos automaticamente, sendo que apenas 35 ficaram como finalistas, e São Mateus do Sul está entre eles.
Na ocasião, foram conhecidos os melhores do Paraná em seis pilares:
- Educação Fiscal e Transparência;
- Educação;
- Saúde e Bem-Estar;
- Infraestrutura e Mobilidade Urbana;
- Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública;
- Geral.
A premiação dos municípios foi dividida, de acordo com o porte populacional, sendo de até 30.000 habitantes, de 30.001 a 100.000 habitantes, no pilar Educação Fiscal e Transparência, juntamente com as cidades finalistas de Marechal Cândido Rondon e Palotina.
A prefeita Fernanda Sardanha afirmou ter recebido com satisfação, a indicação de São Mateus do Sul na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes.
Nos sentimos honrados em sermos indicados ao prêmio entre as Cidades Excelentes do Paraná. Mesmo não sendo a cidade vencedora, estar entre as 35 melhores e no pilar de Educação Fiscal e Transparência nos traz a certeza de estarmos traçando o caminho certo na gestão pública. Meu muito obrigada à todos os servidores públicos que com seu trabalho, colaboraram com essa indicação”
falou a prefeita.
O público poderá acompanhar a transmissão do evento neste domingo (24), às 21h30, pela Rede Bandeirantes de Televisão.
Sobre o Prêmio Band Cidades Excelentes
O prêmio organizado pela Band em parceria com o Instituto Aquila vai reconhecer os municípios que alcançarem os melhores índices. Todas as cidades do país serão inscritas automaticamente, e poderão enviar projetos novos ou em implantação para ganhar pontos. Um benefício para a cidade e também para os cidadãos.
“A Band, ao fazer esse programa de cidades excelentes, de cidades diferenciadas, estimula uma competição sadia. Porque programas como esse mudam a vida do município”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Serão premiadas seis categorias: os mesmos cinco pilares do IGMA, além da vencedora no ranking geral. Os municípios serão divididos em três grupos: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.
Primeiro serão conhecidas as dez melhores cidades por estado. As três primeiras de cada categoria vão disputar o prêmio nacional, que será entregue em Brasília.
Para o economista Raul Veloso, “a pandemia, em cima de outros problemas que já existiam, trouxe desafios muito importantes para as administrações municipais atacarem. Elas precisam atacar esses desafios com urgência”.
Para João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, o Prêmio Band Cidades Excelentes é muito mais do que um reconhecimento do bom gestor.
“Depois de quase uma década de tiroteio em cima da classe política, falando mal dos políticos, acho que isso aqui volta a dar dignidade ao gestor público, ao político. E eu espero que, com isso, muitos jovens que têm vontade de transformar a escola, têm vontade de transformar a sua comunidade e têm vontade de transformar sua cidade, que queiram ser prefeitos, queiram ser governadores, queiram ser deputados, queiram ser presidente da república. E, com isso, a gente atrai gente boa para a política”, diz João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação.