Um áudio do vereador de Jataizinho Antônio Brandão (PDT), em que xingamentos são proferidos com tom de revolta, vazou nesta segunda-feira (23). A exposição do conteúdo nas redes sociais ocorre uma semana após o parlamentar do Paraná participar de uma sessão extraordinária direto de uma praia de Santa Catarina.
No áudio atribuído a Brandão, o vereador diz não ter feito “nada de errado, ilícito e imoral” ao supostamente se referir à sua participação em uma sessão extraordinária da Câmara Municipal de Jataizinho, no norte do Paraná, que terminou com a aprovação do aumento de seu salário, direto de uma praia.
“Eu tô de boa. Não fiz nada de errado, nada de ilícito, nada de imoral. Quero que se f*da. […] Eu quero que povo vá tomar no c* também. Que quando eu levanto cedo, na porta da minha casa tem dez, doze pedindo as coisas lá, quem ajuda sou eu. Assistente social não ajuda, o CRAS [Centro de Referência da Assistência Social] não ajuda, prefeitura não ajuda. Quem dá remédio sou eu. Eu quero que se fod*. E a partir de segunda-feira eu não ajudo mais ninguém. Vai todo mundo tomar no c*”, diz Brandão no áudio vazado.
Procurado pela Banda B nesta segunda-feira (23), o vereador confirmou a autoria do áudio, porém disse ser “antigo”. Brandão também afirmou que não deve mais dar declarações sobre o ocorrido.
“É um áudio antigo, de outra coisa, que jogaram na mídia. Não tenho nada a declarar mais sobre isso. Prefiro ficar calado. É um áudio antigo, de outra conversa e outra situação”, informou o parlamentar à Banda B durante ligação.
No último domingo (22), o vereador divulgou um vídeo nas redes sociais para explicar que já estava em Balneário Camboriú (SC) quando foi convocado para participar da sessão extraordinária. Ele reafirmou que não fez “nada de ilegal” e destacou ter participado sem a intenção “de provocar ninguém”.
“Estamos de férias. A câmara está em recesso. Foi uma sessão extraordinária. Quero deixar bem claro aqui que nós vereadores não recebemos nenhum tipo de gratificação ou bonificação para participar de reunião extraordinária. […] Resolvemos participar remotamente por se tratar de projetos importantes, que é reposição salarial”, disse ele.
Sessão na praia sob investigação
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) instaurou um inquérito para investigar a conduta de Antônio Brandão e Bruno Barbosa (Cidadania), após ele votarem pelo aumento dos próprios salários direto de uma praia de Santa Catarina (SC) no último dia 16. Ambos os vereadores estavam de férias naquele dia devido ao recesso parlamentar.
A ação civil para apurar o caso foi aberta por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Ibiporã, responsável pela comarca de Jataizinho, onde os parlamentares exercem seus respectivos mandatos.
Brandão e Barbosa votaram e aprovaram o aumento do próprio salário em 5,93% durante sessão extraordinária — que foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Câmara Municipal de Jataizinho.