Pouco a pouco, o 5G vai chegando. Nesta semana, mais 32 municípios do Paraná tiveram liberação para a instalação do sinal a partir de 27 de fevereiro. A nova tecnologia de internet promete mais velocidade e conexões mais estáveis. Veja abaixo a lista das cidades do Paraná.
A decisão de antecipar a liberação da faixa de 3,5 GHz, que corresponde ao 5G, veio durante reunião na quinta-feira (23) e foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Curitiba já usa o sinal desde agosto de 2022.
Apesar disso, a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
Veja a lista das cidades paranaenses que podem receber o 5G:
- São José dos Pinhais
- Colombo
- Araucária
- Apucarana
- Campo Largo
- Pinhais
- Arapongas
- Almirante Tamandaré
- Piraquara
- Cambé
- Fazenda Rio Grande
- Rolândia
- Lapa
- Campina Grande do Sul
- Rio Negro
- Rio Branco do Sul
- Campo Magro
- Itaperuçu
- Mandirituba
- Quatro Barras
- Quitandinha
- Contenda
- Cerro Azul
- Tijucas do Sul
- Bocaiúva do Sul
- Balsa Nova
- Piên
- Agudos do Sul
- Tunas do Paraná
- Campo do Tenente
- Adrianópolis
- Doutor Ulysses
Ao todo, a decisão liberou ativações de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz em 347 municípios brasileiros. Estratificando as cidades, que alcançam 19,5 milhões de brasileiros, 9,1% da população, temos:
- 177 cidades abaixo de 30 mil habitantes;
- 111 cidades entre 30 mil e 100 mil habitantes;
- 37 cidades entre 100 mil e 200 mil habitantes;
- 22 cidades acima de 200 mil habitantes.
Até o momento, o Brasil já tem 487 municípios liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G. A população destas cidades totaliza 86 milhões de brasileiros, 40% da população.