Subiu para 57 o número de casos positivos de dengue em São Mateus do Sul, no boletim divulgado nesta terça-feira (23), pelo Setor de Epidemiologia e Secretaria de Saúde de São Mateus do Sul.
Destes, 18 são importados (contraídos fora do município) e 39 são autóctones (contraídos dentro do município). Além disso, São Mateus do Sul possui 260 notificações, 157 casos negativos e 46 em investigação.
A dengue é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. O ciclo de transmissão ocorre da seguinte forma: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana.
Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. Essa infecção ocorre quando o vírus da dengue circulante no sangue de uma pessoa é ingerido pela fêmea do mosquito.
O Aedes aegypti procria em velocidade extrema e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de três a 15 dias para a doença se manifestar.
Como se prevenir:
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.