O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realiza, nesta semana, auditoria nas obras de pavimentação da PR-364 entre os municípios de São Mateus do Sul e Irati, que têm uma extensão de 49 quilômetros.
O trabalho é desenvolvido por uma equipe das Coordenadorias de Auditorias (CAUD) e de Obras Públicas (COP), já que se trata de um empreendimento cofinanciado que integra o Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2023, num investimento de R$ 108.916.703,33 e é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).
Os recursos são oriundos do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Uma das etapas da auditoria visa analisar a qualidade da pavimentação asfáltica, a partir de retirada de pequenas amostras da estrada. A equipe de auditores é integrada pelos engenheiros Lincoln Santos de Andrade (COP), Marco Antônio Araújo de Paula Pessoa (COP) e Daniel Lage Pires (CAUD). As atividades contam com o apoio de pessoal do próprio DER, da empresa construtora e da Polícia Militar do Paraná.
Obras
Os 49 quilômetros de pavimentação se estendem do perímetro urbano de Irati até o entroncamento com a PR-151 em São Mateus do Sul, próximo à BR-476. O trajeto já existente será mantido, adicionando à rota apenas um desvio no bairro de Riozinho, em Irati, para reduzir o trânsito existente.
Em São Mateus do Sul, também foi restaurada a pavimentação de três quilômetros da PR-364, viabilizando um alargamento dos acostamentos e a implementação de calçadas e ciclofaixas. Além disso, o município passa a contar com uma nova ponte sobre o Rio Turvo, que terá 12 metros de extensão.
Em Irati, a obra inclui um trecho variante de 1,2 km ligando a PR-364 à BR-153 – entroncamento onde será construída uma trincheira, com o objetivo de reduzir o alto número de acidentes no local.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR