22.9 C
São Mateus do Sul
terça-feira, abril 23, 2024
InícioMeio AmbienteDia Nacional da Araucária é comemorado nesta quarta-feira (24)

Dia Nacional da Araucária é comemorado nesta quarta-feira (24)

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

Conhecido por sua magnitude e porte elegante, o pinheiro, cujo nome científico é Araucária Angustifolia, é a árvore símbolo do Paraná, com 20 a 40 metros de altura e 1 a 2 metros de diâmetro de tronco cilíndrico, raramente bifurcado.

A partir de março começa o amadurecimento das pinhas, cujos pinhões são apreciados pelo homem, servindo também de alimento para inúmeros animais como gralhas, esquilos, ouriços, pacas, etc.

A mata de Araucária Angustifolia que caracteriza a paisagem do sul do Paraná, primitivamente ocupava uma área de 73.780 km². Atualmente resta apenas uma área de aproximadamente 1,3% estando a espécie ameaçada de extinção, devido a exploração indiscriminada que vem sofrendo.

Pinhão como alternativa de renda

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IAPAR-Emater), as famílias estão encontrando na venda do pinhão uma boa rentabilidade.

Na safra 2020, que iniciou no dia 1º de abril, as sementes estão sadias, de excelente aparência, sabor e coloração. Com relação ao tamanho, os produtores relataram que elas estão menores na safra atual, o que pode ser resultado da estiagem registrada na região. O preço do pinhão é bastante variável, podendo chegar em média de R$ 4,20/kg recebido pelos produtores, e uma média de R$ 10,50/kg pago pelo consumidor.

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas