Um grupo de 20 pessoas vindas do Vale do Ribeira, em São Paulo, conheceram na semana passada a cidade de São Mateus do Sul e seu envolvimento com a erva-mate através do selo de Indicação Geográfica (IG), que considera o produto o melhor do mundo.
Segundo Eva Blaszczyk, uma das organizadoras da atividade no município, a visita técnica buscava demonstrar aos paulistas como o município trabalha com a qualidade dos produtos, além de proporcionar uma atividade de envolvimento com o turismo local. O grupo, com moradores e representantes da cidade de Eldorado e Registro, adoraram a cidade e a receptividade dos moradores.
“O objetivo dessa missão técnica foi aportar conhecimento, informações, viviências e experiências para o pessoal do Vale do Ribeira. A visita proporcionou novas ideias e alternativas para que eles levem as melhores práticas que já aplicamos aqui”, disse Eva.
No município, o grupo visitou a ervateira Taquaral, Vivenda do Mate, Ancestral Gastronomia, palestra técnica na ACIASMS, almoço na Casa de Carnes Angelita, visita em Viveira de erva-mate, turismo na cidade nos principais pontos turísticos e jantar no Porto Gastronômico.
“Eles adoraram a nossa hospitalidade e compararam a nossa região com a Serra da Canastra, em Minas Gerais. A questão da cultura polonesa e da erva-mate chamou muito a atenção deles, e fiquei emocionada com os depoimentos. Certamente eles irão trazer mais pessoas para cá, e precisamos explorar cada vez mais essa área do turismo“, destacou Eva.
Eva finaliza afirmando que se algum morador, tanto da área urbana como da área rural, possui algum atrativo turístico, para entrar em contato com ela para estudo do local e posterior agendamento de visitas para conhecer a atividade. Clique aqui e seja direcionado para o Instagram para falar com a Eva.