Em menos de um mês após a realização de um mutirão que fez a coleta de lixo embaixo da ponte do rio Iguaçu, na Usina Velha, em São Mateus do Sul, que aconteceu no dia 28 de junho, ouvintes da RDX FM denunciaram que o local mais uma vez está servindo como ponto de descarte irregular de lixo.
A reportagem do Portal RDX foi até a região da Rua Roberto Angewitz e constatou que no local havia um sofá, roupas e outros objetos, como sacolas plásticas e restos de alimentos. Em março deste ano, pais de alunos da Escola Doutor Paulo Fortes já haviam demonstrado preocupação devido aos casos de dengue no município naquela ocasião.
A RDX entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e com o Setor de Epidemiologia repassando a situação. A Secretaria de Meio Ambiente informou que a população pode monitorar e denunciar possíveis casos de descarte irregular de lixo, que pode se enquadrar como crime ambiental. As denúncias podem ser feitas através do telefone (42) 3912 7109 e WhatsApp (42) 9 8837 1655.