30.4 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, dezembro 27, 2024
InícioGeralRua de União da Vitória levará nome do bispo falecido Dom Walter...

Rua de União da Vitória levará nome do bispo falecido Dom Walter Ebejer

Data:

Compartilhe essa notícia:

Uma homenagem póstuma foi votada para Dom Walter Michael Ebejer, bispo emérito da diocese de União da Vitória (falecido em junho de 2021), durante a 26º Sessão da Câmara de vereadores de União da Vitória, realizada na segunda-feira (22).

Foi aprovado por unanimidade em segunda votação o projeto de lei que denomina de Dom Walter Michael Ebejer a Rua nº4 no loteamento Jardim Paranaense.

O projeto é de autoria do vereador Alex Anastácio, que explicou a escolha desta rua, “Busquei uma rua próxima a Casa de formação Cristã, casa designada a diocese de União da Vitória. Presto meu respeito a ele e a toda diocese com essa homenagem. Ele que foi um homem que fez a diferença e contribuiu com a sociedade, dedicou a sua vida aos outros, nada mais justo que este reconhecimento, é com muita alegria que recebi essa aprovação de projeto”, destacou o vereador.

Um pouco sobre Dom Walter Michael Ebejer

Dom Walter Michael Ebejer foi o 1º bispo da Diocese de União da Vitória – PR, instalada no dia 06 de março de 1977 e criada no dia 3 de dezembro de 1976 pela Bula Pontifícia Qui Divino Consilio,do Papa Paulo VI.

Emérito há 14 anos, desde sua renúncia em janeiro de 2007, Dom Walter Ebejer esteve à frente da Diocese de União da Vitória como seu Pastor, por 30 anos.

Dom Walter nasceu em 03 de agosto de 1929 na cidade de Dingli, na Ilha de Malta (Mediterrâneo). Ingressou na vida religiosa dos Frades Dominicanos da Ordem dos Pregadores (OP), ainda em seu país, aos 16 anos, e após fazer o Noviciado, assumiu o nome de Frei Domingos. Estudou em Oxford na Inglaterra, onde também fez sua Profissão Religiosa Perpétua e Solene aos 21 anos.

Dom Walter Ebejer chegou ao Brasil enviado como missionário em 21 de dezembro de 1957, quando foi trabalhar no interior do Estado de Goiás, nas cidades de Itapirapuã, Novo Brasil, e Fazenda Nova. Transferido para o Paraná, atuou também em várias cidades do Estado como: Faxinal (Norte do Paraná); Ponta Grossa; Matinhos (Litoral do Paraná), e na Capital, Curitiba, quando foi nomeado bispo em 03 de dezembro de 1976. Tomou Posse na Diocese de União da Vitória – PR, em 06 de março de 1977, data de Instalação da Diocese e de sua ordenação episcopal.

Em sua trajetória como bispo de União da Vitória, Dom Walter se dedicou amplamente na formação de seu clero e de novos sacerdotes. Criou o Seminário Diocesano Rainha das Missões, em 1984.

Diplomado em Línguas (Inglês, Italiano e Latim, possuía grau acadêmico de Lente em Filosofia e Teologia e Mestrado em Teologia Dogmática. Em seu país lecionou língua e Literatura Inglesa e preparou alunos para exames em Oxford, na Inglaterra. No Brasil lecionou Teologia no Studium Theologicum e na PUC-PR, em Curitiba.

Apaixonado pelo Brasil como sempre dizia, mesmo depois de emérito não optou nem em voltar ao seu país de origem, nem em morar em uma Casa da Congregação dos Frades Dominicanos. Quis permanecer na Diocese onde doou sua vida como bispo por três décadas.

Mesmo depois de sua renúncia como bispo diocesano, Dom Walter sempre se mostrou preocupado com o bom andamento da Diocese, tendo um relacionamento afável com os demais bispos, confiando suas preocupações e cuidado, em suas orações. Seu lema episcopal pelo qual viveu todo o episcopado foi: “Zelus Domus Comedit” – “O zelo pela casa de Deus me devorou”.

Informações Portal da Cidade União da Vitória

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas