17 C
São Mateus do Sul
sábado, novembro 23, 2024
InícioPrincipais destaquesExpectativa para finalização das obras do novo Hospital Dr. Paulo Fortes é...

Expectativa para finalização das obras do novo Hospital Dr. Paulo Fortes é para o 1º semestre de 2024

Data:

Compartilhe essa notícia:

Em entrevista para a RDX FM na manhã desta quinta-feira (24), a diretoria e gerência do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes (HMDPF), informaram que a expectativa para a finalização das obras da nova estrutura é para o primeiro semestre de 2024, visto que in loco, a obra já está 90% finalizada.

Publicidade

Fotos: Cláudia Burdzinski/PORTAL RDX

“Eu diria que de acordo com as informações que temos, que em março haverá a conclusão da obra, mas para isso [mudança oficial] existe toda a logística, como a mudança para o local novo, compra de móveis e tudo que é inerente ao Hospital”, explicou Emmanuel Maciel, diretor de patrimônio.

As obras para o novo HMDPF estão acontecendo na BR-476, saída para União da Vitória. Segundo informações da Agência Estadual de Notícias e da gestão do HMDPF, o novo hospital contará com 62 leitos (50 adultos e 12 infantis), salas de internação e espaços para cirurgias, exames de raio-x, tomografia, mamografia e ultrassonografia. Estão previstas, ainda, três enfermarias para pré-parto, parto e pós-parto, além de áreas para estrutura de apoio técnico e logístico, somando 3,515 mil metros quadrados de ampliações.

O valor total da obra com reajuste e aditivo de serviços é de R$ 22.218.400,02, com recursos do Governo do Estado e contrapartida da Prefeitura Municipal. A autorização para a construção aconteceu em agosto de 2019, em que o governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve pessoalmente em São Mateus do Sul para a assinatura da documentação.

Fotos: Cláudia Burdzinski/PORTAL RDX

Uma das perguntas elencadas durante a entrevista é como está o planejamento para a aquisição de mais recursos para manter a estruturação do novo Hospital, visto que é de conhecimento de toda a população as dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição hospitalar.

“Hoje os maiores recursos que o Hospital recebe são municipais. Há 15 dias estivemos conversando com os secretários de saúde de São Mateus do Sul e Antônio Olinto, para apresentarmos nossas ideias e serviços para serem ofertados, e seguimos conversando para ver se existe a possibilidade para o pagamento dos projetos”, explicou Adriana da Cruz e Silva, gerente geral.

Segundo a gerente, com o projeto feito e finalizado, ele será apresentado para os órgãos competentes em busca de aporte financeiro para a efetivação.

Fotos: Cláudia Burdzinski/PORTAL RDX

E como será o projeto para a construção de uma UTI e Pronto Socorro?

A obra que está em processo de finalização não conta com a construção de um Pronto Socorro, salas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), lavandeira, entre outros. Segundo a gerência do HMDPF, eles ainda não possuem recursos financeiros para a elaboração de projetos e construção desses novos locais, mas que existe espaço para ampliação dentro do terreno onde as obras estão acontecendo.

“Já existe delimitado o espaço para a construção de uma UTI para 22 leitos, adultos e infantis, para a lavanderia e lanchonete para atender os acompanhantes dos pacientes, sala de arquivos e também serviço de capelania”, explica Adriana.

Fotos: Cláudia Burdzinski/PORTAL RDX

De acordo com ela, tanto a administração como a nova diretoria que recém assumiu o HMDPF, estão em busca de serviços e recursos juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) do Governo do Paraná, e serviços municipais.

“Uma das nossas ideias que será apresentada nos próximos dias para a SESA é o serviço de psiquiatria infantil que não existe no Paraná. Nós temos o interesse em fornecer esse serviço e gostaríamos de nos tornarmos referência nesse atendimento, pois nosso terreno comporta um local nos fundos para a construção desse espaço especializado”, completa.

Fotos: Cláudia Burdzinski/PORTAL RDX

Fotos: Cláudia Burdzinski/PORTAL RDX

O que será feito com a estrutura do HMDPF do Centro de São Mateus do Sul?

Tanto a construção onde atualmente o HMDPF está em atendimento no Centro, como o local onde encontra-se o Lar São Mateus, faz parte do patrimônio da instituição.

Segundo Adriana, a ideia é colocar a venda o espaço onde hoje encontra-se o HMDPF para investir o valor no novo espaço.

ARQUIVO PORTAL RDX

Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas