Aconteceu na madrugada desta quinta-feira (24), o exercício simulado de crime violento contra o patrimônio. O local escolhido para a simulação de assalto foi a agência da Caixa Econômica, localizada na Rua Dom Pedro II centro de União da Vitória.
Além dos policias do 27º Batalhão da Polícia Militar outras entidades policiais como PM de Porto União, PRF, PRE e Corpo de Bombeiros participaram do exercício.
O simulado teve início a 1h com o fechamento das saídas do batalhão. Carros foram colocados na entrada para impedir a saída das viaturas durante o assalto. O exercício reproduziu o crime conhecido como domínio de cidades, onde quadrilhas fortemente armadas, fecham entradas e quarteis da PM com o intuito de inibir a ação, enquanto um roubo de grandes proporções acontece em outro ponto da cidade.
Os policiais todo tempo trabalhavam com o elemento surpresa, dando reposta rápida e correta contra os meliantes. O Plano de Defesa contou com o acionamento de todo efetivo do batalhão. O Corpo de Bombeiros de União da Vitória atuou na desobstrução da saída do batalhão, no exercício era como se um veículo em chamas impedia a saída das viaturas.
Por fim, os criminosos fugiram e todas as saídas do município estavam fechadas pela PM. Para o Tenente Coronel Balbino, comandante do 27º BPM, esse tipo de exercício já foi realizado em grandes centros, União da Vitória o realizou para traçar planos e treinar o efetivo em um eventual assalto de grandes proporções.
“União da Vitória tem um diferencial que não atrai muito olhares, como existe a integração com a PM de Santa Catarina, os criminosos sabem que a ação vai ser diferente e dobrada”, lembra.
O comandante ainda frisou, que qualquer um dos 11 municípios atendidos pela 27º BPM, possuem planos de resposta imediata caso algum crime aconteça. “Trabalhamos sempre para evitar o crime”, diz.