14.7 C
SĂŁo Mateus do Sul
sexta-feira, março 29, 2024
InĂ­cioSaĂșdeFrio aumenta a incidĂȘncia de infartos, saiba como se prevenir

Frio aumenta a incidĂȘncia de infartos, saiba como se prevenir

Date:

Compartilhe essa notĂ­cia:

spot_imgspot_img

Via Minha SaĂșde

Publicidade
Publicidade

O frio pode aumentar a incidĂȘncia de infartos. De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia, o nĂșmero de infartos cresce, em mĂ©dia, 30% durante o inverno. Da mesma forma, os Ă­ndices de AVC sobem durante o perĂ­odo mais frio, sendo 20% maior do que em outras Ă©pocas.

Os estudos foram realizados em diferentes paĂ­ses e compararam o surgimento das doenças no inverno com demais estaçÔes do ano. A estimativa Ă© que a cada 10°C de queda na temperatura haja um aumento de 7% no Ă­ndice de infartos. A situação se agrava especialmente quando os termĂŽmetros atingem marcas inferiores a 14ÂșC.

Por que o frio aumenta a incidĂȘncia de infartos?

Essas ocasiĂ”es acabam se tornando mais comum no inverno porque o organismo concentra esforços para manter o calor interno do corpo, que deve ficar em torno de 36,1ÂșC.  Assim, quando as terminaçÔes nervosas da pele se ressentem com o frio, estimulam a produção de um tipo de catecolamina. Entre outras funçÔes, essa substĂąncia acelera o metabolismo para evitar a perda de calor, como forma de proteger o funcionamento de ĂłrgĂŁos vitais internos.

Esse mecanismo faz com que as paredes dos vasos sanguíneos que irrigam a pele se contraiam. Desse modo, o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue. Além disso, como sentem menos sede no frio, as pessoas acabam ingerindo menos líquido e ficam desidratadas. Assim, o sangue fica mais denso, viscoso e coagula mais facilmente, o que colabora também para o aumento da pressão sanguínea.

Para completar, nas baixas temperaturas, o aumento da pressão sanguínea sobre a parede dos vasos que estão com o calibre reduzido, além de sobrecarregar o coração, facilita o desprendimento de placas de gordura localizadas no interior das artérias. Isso pode bloquear o fluxo do sangue para o coração e para o cérebro.

Por isso, as atençÔes devem ser redobradas para idosos, hipertensos, diabéticos, obesos, fumantes e sedentårios. No entanto, mesmo aqueles que não fazem parte desses grupos de risco devem evitar a exposição prolongada ao frio intenso. Também é importante ficar atento ao choque térmico causado pelas quedas bruscas de temperatura.

Mantenha a atividade fĂ­sica mesmo no frio

Com os dias mais frios, pode surgir tambĂ©m a preguiça para se exercitar. Surge tambĂ©m a vontade de consumir alimentos calĂłricos e descuidar da hidratação. No entanto, é importante manter um programa regular de exercĂ­cios fĂ­sicos mesmo no frio. As atividades farĂŁo bem para a saĂșde do coração e a integridade do cĂ©rebro.

TambĂ©m Ă© fundamental manter uma alimentação equilibrada, com menos gordura saturada, açĂșcar e sal. Isso ajudarĂĄ a controlar os nĂ­veis de colesterol no sangue, a glicemia e a pressĂŁo arterial, apesar da vasoconstrição perifĂ©rica.

PorĂ©m, Ă© recomendado evitar exageros nas atividades fĂ­sicas nas baixas temperaturas, porque o corpo precisa de mais oxigĂȘnio nos mĂșsculos esquelĂ©ticos, o que pode representar maior esforço para o coração. Por isso Ă© importante realizar um aquecimento mais lento e prolongado. TambĂ©m deve-se escolher a roupa certa para conservar o calor que o prĂłprio corpo produz. Peças bem justas, por exemplo, colocadas diretamente sobre a pele, garantem melhor isolamento tĂ©rmico e proteção contra o frio.

Prevenção Ă© essencial para a saĂșde cardĂ­aca

Além de manter uma boa alimentação e uma rotina de exercícios, outros cuidados podem preparar o corpo para enfrentar as temperaturas baixas do inverno.

De acordo com o site do doutor Drauzio Varella, um dos pontos de atenção é a vacina contra a gripe. Ela deve ser tomada todos os anos por idosos e portadores doenças crÎnicas. O ideal é que a vacinação seja feita antes do início do outono, para estarem protegidos no inverno, quando são mais comuns os casos de gripes e outras doenças respiratórias.

A outra recomendação Ă© estar sempre alerta. O ideal Ă© evitar a prĂĄtica de exercĂ­cios ao ar livre se a temperatura estiver abaixo de 14ÂșC.  No entanto, independente do clima, Ă© muito importante estar atento aos sinais de infarto ou AVC.  Os sintomas de infarto sĂŁo dor peito que irradia para os braços, falta de ar e sudorese abundante.

JĂĄ os de AVC sĂŁo dormĂȘncia sĂșbita na face ou nos membros de um lado do corpo, comprometimento da fala e da visĂŁo e tontura. Em ambas as situaçÔes, a pessoa deve procurar imediatamente assistĂȘncia mĂ©dica. Quanto mais depressa for introduzido o tratamento, menores serĂŁo os danos provocados por essas doenças e melhor serĂĄ o processo de recuperação do paciente.

Redes sociais

47,000FĂŁsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas