Um rapaz de 21 anos precisou ser resgatado pelos bombeiros voluntários de Itaiópolis, após subir em um pinheiro e não conseguir retornar ao chão por meios próprios. O caso inusitado foi registrado no fim de semana na localidade de Uvaraneira, interior do município. Foram cerca de quatro horas utilizadas no resgate.
Segundo os bombeiros voluntários, quando a equipe de resgate chegou no local, encontrou o jovem preso na parte da copa de uma araucária (pinheiro-brasileiro), que media cerca de 14 metros de altura.
Populares que ali estavam relataram aos socorristas que o rapaz havia subido no pinheiro para colher pinhão, porém, quando chegou na parte mais alta da árvore não conseguiu mais retornar, vindo então a pedir por socorro.
Ao realizarem contado visual e verbal com a vítima, os bombeiros constataram que sua integridade física e clínica estavam mantidas, onde foi optado pelo acesso através da utilização de cabos, em conjunto com demais técnicas de resgate vertical. Um dos resgatistas, após acessar realizou a montagem de uma linha exclusiva para retirada do mesmo, sendo então instalado o triângulo de evacuação e realizada a retirada através da técnica de rapel guiado.
Já em solo, o rapaz foi avaliado, onde foi descartada qualquer hipótese de síndromes relacionadas à altura, bem como o próprio jovem recusou encaminhamento ao Pronto Atendimento para avaliação médica.