29 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, março 28, 2024
InícioEducaçãoProfessores lotam sessão da Câmara Municipal de São Mateus do Sul na...

Professores lotam sessão da Câmara Municipal de São Mateus do Sul na 16ª Sessão Ordinária

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Imagens da Sessão realizada na terça-feira (24). Reprodução/Câmara Municipal

Professores do quadro do magistério municipal lotaram a 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Mateus do Sul, realizada na terça-feira (24). A pauta e principal reinvindicação dos profissionais é o reajuste salarial previsto em Lei. A sessão também contou com a presença de Secretários de Educação e de Planejamento da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul para ouvirem a demanda e debaterem o tema.

Márcio Fernando Utzig, do Sindicato do Magistério de União da Vitória e Região, usou a sua fala para explanar a pauta.

“Desde o início do ano nós estamos tendo um diálogo com o poder executivo em relação ao índice do piso nacional, em que pese a Lei Federal, 11.738/2008, tornada constitucional em 2011. Aqui em São Mateus desde 2017 nós não conseguimos avançar, não no sentido de cumprir a Lei Federal, mas sim a Lei Municipal 2.000/2010. Temos construído não só nesse governo [gestão atual], mas no governo anterior, buscando essas reinvindicações e que nossos professores tenham replicado na sua carreira, seu aperfeiçoamento e tempo de serviço, todas aquelas garantias previstas no plano de carreira em consonância ao piso nacional. Não é uma questão de hoje, que envolve um partido A, um partido B ou C. A bandeira que aqui é levantada é o direto do professor.”

O presidente do Sindicato também destacou em sua fala o momento da pandemia da covid-19, em que segundo ele, os professores precisaram se esforçar ao máximo e se reinventar para levar conhecimento aos alunos.

“O que nos traz hoje aqui? Foi uma decisão tomada em assembleia pelos próprios professores como um elemento de reinvindicação. Pedimos a palavra para construir esse diálogo no sentido de valorizar essa tão importante categoria. O próprio outdoor que está na entrada da cidade foi uma construção feita pelos professores, e não pelo sindicato do magistério. Foi um pedido dos professores, de toda a classe. Nada é ofensivo, nada aqui é para diminuir ninguém. Nossa bandeira é mostrar aquilo que é de direito e valorização.”

Após a fala inicial de Márcio, em nome do quadro do Magistério, vereadores usaram sua fala para perguntas e apontarem seu ponto de vista em relação ao reajuste salarial. Clique aqui e confira a Sessão na íntegra e a fala dos vereadores.

O que diz a Secretaria Municipal de Educação e Planejamento

À convite do presidente da Câmara Municipal, Vereador Omar Picheth, falaram também na Sessão da Câmara a Secretária de Educação, Liliane Aparecida Franco Santa Ana, o Secretário de Planejamento Andrey Chaves Wactavski e Patrícia Molenda diretora presidente da IPRESMAT.

“Ninguém aqui está dizendo que a luta não é justa assim como nossa Prefeita tem esse entendimento também. O que eu queria trazer para vocês enquanto gestora dessa pasta tão importante e muito difícil de comandar é que nós não devemos deixar de conversar. O segundo [ponto] é que temos que explicar as razões de nossas decisões até aqui. Quem sabe com o tempo consigamos reverter”, disse a Secretária Liliane.

Durante sua fala, Liliane afirmou que estão trabalhando em uma contraposta em relação ao achatamento da tabela que será repassada ao Sindicato.

“Por isso fiz questão de mostrar o que está acontecendo com nosso fundo da previdência. Por isso muito obrigada por vocês entenderem que nós não vamos fugir da conversa. Obrigada pela luta de vocês, que é uma luta justa. Acredito que depois dos números que serão apresentados aqui, iremos partir para uma nova conversa, estamos abertos à isso!”

Uma comissão, formada por representantes da Prefeitura Municipal e membros dos dois sindicatos foi criada para debater o tema de forma mais aprofundada.

Andrey apresentou as seguintes levantamentos durante sua fala:

Patrícia também fez um levantamento sobre os valores dedicados aos pagamentos de aposentados:

Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista e Repórter RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas