No fim da manhã desta segunda-feira (24), um acidente na área central de Canoinhas foi causado por uma motociclista que pilotava sem habilitação. Ela atropelou um homem.
Segundo a Polícia Militar, a condutora transitava com sua motocicleta pela rua Roberto Elke, sentido centro-bairro, quando em frente a Papelaria Ouro Verde e UNC, não observou o pedestre atravessando a via pela faixa, atropelando-o.
Após atendimento pré-hospitalar pelos bombeiros, ambos permaneceram no local, devido sofrerem apenas lesões leves, dispensando condução ao hospital.
Além de a condutora da motocicleta não ser habilitada, a motocicleta encontrava-se com licenciamento atrasado, sendo notificada e removida ao pátio conveniado.
Diante dos fatos foi lavrado termo circunstanciado pelo crime de dirigir sem habilitação ou permissão, ou cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano, considerando que conduzia sua motocicleta sem os devidos cuidados, sobretudo, desatenciosa, o que teria sido determinante para ocorrer o acidente.
“Esse caso mostra a importância da CNH, não apenas na legalidade de conduzir veículos, mas também na capacidade demonstrada de entender e obedecer às regras de trânsito. Os exames teóricos e práticos obrigatórios para obtenção da CNH garantem que os motoristas compreendam questões cruciais como sinais de trânsito, prioridade de passagem e normas de segurança. Além disso, a CNH também ajuda a evitar acidentes ao promover a conscientização sobre a responsabilidade de estar atrás do volante. Motoristas habilitados estão mais propensos a agir com prudência, respeitando limites de velocidade, mantendo distâncias seguras e estando atentos às condições das estradas e ao comportamento dos demais condutores. Portanto, a CNH não é apenas um documento de permissão para dirigir, mas um símbolo de compromisso com a segurança rodoviária. Ao incentivar a formação adequada e contínua dos motoristas, ela desempenha um papel crucial na redução de acidentes e na promoção de um trânsito mais seguro para todos os usuários das vias públicas”, alerta a PM em nota.
Reportagem: JMais