União da Vitória, Ponta Grossa e Telêmaco Borba estão entre as cidades paranaenses selecionadas em edital elaborado pela Empresa Brasil Comunicação (EBC), Ministério das Comunicações e Câmara dos Deputados, que visa garantir a ampliação do alcance da oferta do serviço de televisão digital, expandindo a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
A lista dos 321 municípios brasileiros selecionados para o programa Brasil Digital foi divulgada no Diário Oficial da União. Foram escolhidas instituições parceiras para a gestão do local de instalação e da infraestrutura básica necessária para a oferta do serviço.
Os moradores das cidades beneficiadas receberão sinais da TV Brasil e das redes legislativas (TV Câmara, TV Senado, e eventualmente, emissoras de câmaras municipais e assembleias legislativas).
“Nossa missão é levar sinal digital para, principalmente, a população que conta com pouca oferta de emissoras. É uma política pública que leva informação de qualidade, cultura e entretenimento ao povo brasileiro”, ressaltou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Selecionada por meio de licitação, a empresa Hitachi Kokusai Linear Equipamentos Eletrônicos vai ficar responsável por parte das instalações das estações de transmissão de TV Digital do programa Brasil Digital. O restante ficará sob a responsabilidade de uma empresa, que receberá recursos provenientes do leilão do 5G.
Com informações da Agência Brasil e da Secom-PR e aRede