Passageiros que estavam no ônibus da Viação Canoinhas que tombou na SC-418, na Serra Dona Francisca, relataram que perceberam falha nos freios pouco antes de o veículo tombar na manhã deste domingo, 26, na Serra Dona Francisca, que tem um trajeto bastante íngreme.
Na madrugada deste domingo, dois ônibus da empresa saíram rumo à Penha, onde os passageiros passariam o dia no Beto Carrero World. Um dos veículos apresentou problemas em Três Barras e teve de retornar. O segundo veículo, que tombou, seguiu viagem sem nenhum problema aparente.
Na Serra, contudo, os passageiros perceberam que aumentou a velocidade do ônibus. Segundo Robson Kotkoski, administrador da Viação Canoinhas, o motorista relatou que “faltou freio”, o que ele não entende porque o dispositivo dos freios foi revisado na semana passada. “Levamos toda a manutenção rigorosamente em dia, este é um motorista muito cuidadoso e atencioso, muito elogiado pelos passageiros. Realmente não dá pra entender”, afirma, na expectativa de que em breve se tenha uma resposta mais concreta para o ocorrido.
O motorista relatou que estava descendo a serra, usando os freios já que a descida é bastante íngreme, quando na hora de fazer a primeira curva, foi necessário exigir um pouco mais do freio, o que o levou a ficar sem o dispositivo. O motorista conta que não conseguiu trocar de marcha. Foi quando ele acabou tombando, o que não aconteceu de maneira violenta. “Ele tombou de maneira mais suave, podemos dizer assim, por isso os passageiros feridos não sofreram nada mais grave”, afirma. Mais tarde, Robson falou que os freios estavam funcionando, todos travados na hora do acidente.
O trecho da Serra precisou ser interditado nos dois sentidos para atendimento das vítimas. A pista foi liberada por volta das 10h30min, segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
Vídeos mostram o veículo tombado na rodovia.