A Polícia Civil (PC-PR) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (26), uma operação contra um grupo criminoso ligado ao tráfico de animais silvestres no Brasil.
De acordo com a policia, a ação acontece simultaneamente nas cidades de Curitiba, Araucária, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Matinhos, Colombo, Campina Grande do Sul, no Paraná e em Joinville, em Santa Catarina.
Ao todo, foram cumpridos 24 ordens judiciais, sendo 11 mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão.
Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre prisões.
Conforme a polícia, as investigações começaram em junho de 2023 e os suspeitos realizavam a venda por meio de aplicativos de mensagens e entrega por Correios e aplicativos de entrega de mercadorias.
Além disso, os suspeitos administravam 27 grupos de mensagens exclusivos para o tráfico de animais silvestres e exóticos. Eles também participavam de grupos com mais de 20 mil membros em todo o Brasil e também do Paraguai e Venezuela.
A investigação aponto que o recebimento dos valores do tráfico era realizado por meio contas bancárias de laranjas, inclusive de pessoas que já faleceram.
O grupo é investigado por tráfico de animais, falsificação de documento público, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A ação contou com apoio da Polícia Militar (PM-PR), da Polícia Científica, do Instituto Água e Terra (IAT), da prefeitura de Curitiba e do Criadouro Onça Pintada.
Reportagem: G1 Paraná