São Mateus do Sul
sexta-feira, outubro 18, 2024
InícioCidadesSão Mateus do SulPX Energy emite comunicado sobre o monitoramento da qualidade do ar em...

PX Energy emite comunicado sobre o monitoramento da qualidade do ar em São Mateus do Sul

Data:

Confira a nota enviada à reportagem do Portal RDX. Foto: Arquivo.

Uma moradora entrou em contato com a reportagem da RDX FM nesta semana, questionando a qualidade do ar na região do entorno da PX Energy, relatando ter percebido uma fumaça durante a noite e a madrugada.

A RDX entrou em contato com a Comunicação da PX Energy, que emitiu uma nota afirmando haver um monitoramento contínuo da Estação de Monitoramento no bairro Vila Prohmann, atendendo a uma exigência ambiental do Instituto Água e Terra, o qual recebe diretamente os dados desta Estação.

Ainda segundo a nota, as percepções de odores podem ocorrer em situações de mudanças climáticas, como é o caso do fenômento de inversão térmica, direção do vento ou a formação de neblina.

A PX ainda afirmou que a planta industrial continua com a mesma configuração, e os procedimentos operacionais são similares, passando constantemente por aperfeiçoamentos, sendo continuamente acompanhadas pelos órgãos licenciadores e fiscalizadores.

Confira abaixo a nota na íntegra:

São Mateus do Sul, 25 de julho de 2024

Em respostas às dúvidas recebidas da Comunidade no entorno da PX Energy, informamos que realizamos o monitoramento contínuo da qualidade do ar através de Estação de Monitoramento, localizada no bairro Vila Prohmann (o bairro mais próximo de nossas instalações). O monitoramento em questão é uma exigência ambiental do Instituto Água e Terra, que recebe diretamente os dados desta Estação. Podemos com isso, atestar que não há qualquer alteração em relação as práticas da antiga SIX, que operava a industrialização do xisto.

O IAT (Instituto Água e Terra), monitora os parâmetros relacionados ao ozônio, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, monóxido de nitrogênio e partículas. Sendo assim, com base em análises recentes a partir da coleta de dados da Estação de Monitoramento, todos os índices estão dentro dos níveis esperados.

Não houve qualquer violação aos padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA 491/2018 aos quais seguimos rigorosamente.

As percepções de odores, por exemplo, podem ocorrer em situações de mudança climática como é o caso do fenômeno de inversão térmica, direção do vento ou formação de neblina.

A nossa planta industrial continua com a mesma configuração e os procedimentos operacionais são similares, passando constantemente por aperfeiçoamentos, sendo continuamente acompanhadas pelos órgãos licenciadores e fiscalizadores.

A PX Energy reafirma seu compromisso com a comunidade, com seus empregados e o meio ambiente.

Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms