8.3 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, abril 18, 2024
InícioEntretenimentoPesquisadores mexicanos criam telhado verde capaz de resfriar ambientes em até 15...

Pesquisadores mexicanos criam telhado verde capaz de resfriar ambientes em até 15 °C

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Divulgação

Nos últimos anos, os chamados telhados verdes (ou telhados ecológicos) se tornaram cada vez mais populares em casas que desejam aproveitar melhor a luz do sol e trazer mais frescor para dentro de casa.

Composto inteiramente por vegetação, ele é mais que uma cobertura verde, pois envolve técnicas de impermeabilização e de plantio que devem ser feitas por um profissional qualificado.

Recentemente, um grupo de professores e cientistas da Universidade Autônoma de Chiapas (UNACH) foram além desse conceito e desenvolveram uma alternativa mais acessível para pessoas que desejam ter um telhado verde em casa.

Resultado de um trabalho de 12 anos, veio o Domotej, uma estrutura ecológica capaz de resfriar casas a até 15 graus Celsius, o que o torna perfeito para locais com climas tropicais e também para sua implementação, uma vez que qualquer um pode montá-los, sem necessidade de mão de obra especializada!

Outros benefícios do Domotej incluem ajudar na redução da poluição como um todo, aumento da umidade do ar e controle do isolamento térmico, permitindo economia de energia (no caso das geladeiras, por exemplo).

Para o professor Gabriel Castañeda, que também é pesquisador da Universidade Autônoma de Chiapas, os telhados verdes serão considerados futuramente como um sistema excelente (e essencial) de proteção ao meio ambiente.

“A vegetação ajuda a reduzir o ganho de calor no interior dos edifícios. Em climas quentes, como da América Latina, temos de reduzir ao máximo o consumo de energia que é utilizada para climatizar ou melhorar o conforto térmico dos espaços e Domotej auxilia nisso”, disse.

| Via Razões Para Acreditar |

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas