A cidade de São Mateus do Sul ainda está abalada com o gravíssimo acidente na noite desta quarta-feira (25), na BR-476, na Curva do Limoeiro, em Paulo Frontin, que envolveu uma ambulância do SAMU e um caminhão.
As vítimas foram identificadas como Leandro Melo Martins (médico), Brenda Santos Bachinski (enfermeira), Alisson Ferreira (condutor) e Altair Silva dos Santos (paciente que era transportado).
Confira abaixo um levantamento feito pelo Portal g1 sobre os dados de cada uma das vítimas.
Leandro Melo Martins, médico
Leandro Melo Martins tinha 41 anos, era médico e natural de Minas Gerais.
Registrado desde 2010 no Conselho Federal de Medicina, tinha registros regionais ativos em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
De acordo com informações do portal da transparência de São Mateus do Sul, ele atuou como médico plantonista no pronto atendimento da cidade entre novembro de 2021 e janeiro de 2023. Atualmente, trabalhava como médico socorrista do Samu.
Após liberação do Instituto Médico Legal (IML), o corpo dele será encaminhado a Minas Gerais, de acordo com a Funerária Central.
Ele será velado a partir de sexta-feira (27) na capela mortuária da cidade de Lagoa da Prata, e o sepultamento está previsto para sábado (28), em horário a definir, no cemitério municipal.
Brenda Santos Bachinski, enfermeira
Natural de São Mateus do Sul, a enfermeira Brenda Santos Bachinski tinha 26 anos.
De acordo com o Samu, ela atuava na equipe de socorristas há cerca de três anos. A profissional também trabalhava no Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes, de São Mateus do Sul, desde abril de 2021. Ela era coordenadora da maternidade.
Nas redes sociais, a instituição hospitalar prestou uma homenagem à enfermeira.
“Perdemos não só uma excelente profissional, mas também uma ótima parceira, amiga e colega que deixa um grande legado de uma trajetória brilhante. Desejamos força aos familiares e amigos. Que nossa querida Brenda seja recebida por Deus e que descanse em paz”, escreveu o hospital.
Após a liberação do IML, ela será velada no Centro do Idoso de São Mateus do Sul. A previsão é que o velório inicie na tarde desta quinta-feira (26) e o sepultamento na sexta-feira (27), em horário a ser definido, no cemitério municipal.
Alisson Ferreira, motorista da ambulância
Alisson Ferreira era motorista e tinha 35 anos. Ele trabalhava com transporte escolar de van e atuava, há cerca de um ano, como condutor socorrista do Samu.
Natural de Porto União (SC), morava em São Mateus do Sul e era aluno do curso de Tecnólogo em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais.
Ele deixa a namorada e um filho de dois anos. Nas redes sociais, Alisson falava da paixão pelo trabalho de motorista, pelo esporte muay thai, por música e violão, por animais e sobre o amor que sentia pela família.
Após a liberação do IML, ele também será velado no Centro do Idoso de São Mateus do Sul a partir da tarde desta quinta-feira (26). O sepultamento será nesta sexta-feira (27), em horário a ser definido, no cemitério da Colônia Taquaral.
Altair Silva dos Santos, paciente que estava sendo transportado
Altair Silva dos Santos tinha 67 anos e era motorista de ônibus escolar aposentado.
Morador da região de Vargem Grande, de São Mateus do Sul, o homem estava sendo transportado pelo Samu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Após a liberação do IML, ele será velado em casa, na Comunidade do Retiro. A previsão é que o velório inicie na tarde desta quinta-feira (26) e o sepultamento na sexta-feira (27), em horário a ser definido.
Investigação
Em nota, a Polícia Civil informou que está investigando as causas do acidente.
“A ambulância perdeu o controle durante uma manobra na pista e colidiu com o caminhão que vinha no sentido contrário.[…] As causas da perda de controle da ambulância ainda estão sendo apuradas. Testemunhas que estavam no caminhão e familiares de uma das vítimas fatais estão sendo localizados para depoimentos” diz a nota.
A corporação também afirmou que prestaram atendimento à ocorrência equipes da Polícia Científica, do Corpo de Bombeiros e da PRF.
“A PCPR aguarda os laudos periciais, tanto do local do acidente quanto do laudo técnico, para determinar as causas da colisão. A investigação foi instaurada e está em andamento”, finaliza.
‘Perda irreparável’
Por meio de nota, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali) lamentou a morte das vítimas e destacou a atuação profissional dos socorristas.
“Infelizmente, perdemos não apenas a vida do paciente, mas também de valiosos profissionais que, com dedicação e coragem, estavam a serviço do atendimento à população. O CISVALI expressa seu mais sincero pesar às famílias das vítimas e a todos os profissionais do SAMU, que, como irmãos de jornada, sofrem essa perda irreparável”, diz a nota.
A Prefeitura de São Mateus do Sul decretou luto de três dias na cidade. Nas redes sociais, a prefeita Fernanda Sardanha fez uma homenagem às vítimas.
“Tem momentos que nos faltam palavras para expressar tamanha a dor dos familiares atingidos por essa tragédia. E hoje, também, a dor de cada profissional da saúde. Só eles sabem dos desafios diários enfrentados na luta para salvar vidas”, destacou.
Com informações g1