Às 20h01 de quarta-feira, 25, a estação de monitoramento de Monte Castelo, operada pelo professor Jocimar Justino, registrou um meteoro que cortou o céu de dez municípios catarinenses em apenas seis segundos, passando a uma velocidade de mais 100 mil km/h. O meteoro passou pelos municípios de Antônio Carlos, Angelina, Leoberto Leal, Alfredo Wagner, Bom Retiro, Bocaina do Sul, Painel, Lages, Capão Alto e Campo Belo do Sul.
Além de ser flagrado pela estação de observação em Monte Castelo, foi avistado por Alexandre Moro, responsável por uma estação de monitoramento em Florianópolis.
Segundo Justino, os dados obtidos através da triangulação das duas estações indicam que o meteoro tornou-se visível sobre o município de Antônio Carlos a uma altitude de cerca de 102 km e desapareceu sobre o município de Campo Belo do Sul a 70 km de altitude, percorrendo uma distância de aproximadamente 190 km em apenas 6.4 segundos. “O fato de o fenômeno ter sido registrado quando ainda não havia anoitecido totalmente, resultou em uma imagem muito curiosa, pois ainda era possível observar a luz do dia e o meteoro ao mesmo tempo”, afirmou Justino em seu perfil no Facebook.
SPRITES VERMELHOS NO CÉU DE SC
Outro registro das câmeras da estação de monitoramento de Monte Castelo foi um fenômeno raro que ocorreu no dia 13 deste mês. Sprites, que são descargas elétricas que ocorrem acima de nuvens de tempestade, geralmente apresentando-se como flashes de luz vermelha ou verde e ocorrendo a uma altura de 50 a 90 km acima da superfície da Terra, foram flagrados no céu de SC.