Seis cidades do Norte catarinense são alvo da 4ª fase da Operação Mensageiro, que investiga um suposto esquema de corrupção na licitação de coleta e destinação de lixo com a Serrana Engenharia. Há mandados sendo cumpridos em Guaramirim, Schroeder, Corupá, Massaranduba, Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo.
Até 9h desta quinta-feira, havia a confirmação da prisão do prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, e do vereador Edenilson Engel (PSD), de Três Barras. Além disso, o prefeito Adilson Lisczkovski (Patriota), de Major Vieira, foi levado para Florianópolis para prestar depoimento. Não há informações do porquê de ele ter sido levado à Capital.
Há informações de que foram cumpridos mandados na casa e no apartamento do prefeito de Três Barras, Luis Shimoguiri (PSD), e também é alvo desta fase o prefeito de Bela Vista do Toldo, Alfredo César Dreher (Podemos).
Shimoguiri acompanha o Gaeco na prefeitura de Três Barras.
Vereador de Três Barras é preso em Brasília
O vereador de Três Barras, Edenilson Engel (PSD), é um dos 18 presos na manhã desta quinta-feira, 27, na quarta fase da Operação Mensageiro. Ele estava em Brasília junto com o presidente da Câmara, Abrahão Mussi (UB), cumprindo agenda política quando foi surpreendido no hotel por agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Ele é investigado, junto com o prefeito Luis Shimoguiri (PSD) e o ex-presidente do Serviço Autônomo de Água e Saneamento (Samasa), Ernani Wogeinaki, pelos crimes de frustação do caráter competitivo de licitação, desvio de dinheiro público, corrupção passiva e organização criminosa em relação aos contratos para coleta e destinação de lixo com a Serrana Engenharia.
Ainda na manhã desta quinta integrantes do Gaeco estiveram na casa e no apartamento de Shimoguiri. Perto das 9 horas, o prefeito chegou na prefeitura acompanhado de integrantes do Gaeco.