18.8 C
São Mateus do Sul
quarta-feira, abril 24, 2024
InícioPlantão RDXPresos da Lapa são transferidos para Depen de São Mateus do Sul...

Presos da Lapa são transferidos para Depen de São Mateus do Sul e Rio Negro

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

O Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) realizou na manhã de quarta-feira (25), a transferência de 16 presos que estavam na carceragem da delegacia da Lapa para cadeias públicas mais adequadas para a permanência dos detentos em Rio Negro e São Mateus do Sul. 

São Mateus do Sul é sede da 3ª Subdivisão Policial, responsável pelas cidades de Antônio Olinto, Campo do Tenente, Contenda, Lapa, Piên, São João do Triunfo, Rio Negro, Quintandinha e a cidade sede.

A ação aconteceu por volta das 10h e chamou a atenção de quem passava pela região da Alameda David Carneiro, onde a delegacia da Lapa está localizada. Uma grande quantidade de policiais militares e agentes do Depen participaram da transferência, além disso muitos familiares dos detentos foram até a frente da delegacia para acompanhar.

A partir de agora a orientação é que a delegacia da Lapa não abrigue mais presos permanentes. Todas as pessoas que forem presas na Lapa devem ser transferidas para cadeias ou penitenciárias, ficando no máximo 24h na delegacia da Lapa.

Promessa antiga

A promessa de acabar com a lotação de presos na carceragem da delegacia da Lapa está sendo cumprida pelo governo estadual por meio do Departamento Penitenciário.

A 9ª Delegacia Regional na Lapa, conta há anos com uma carceragem pequena com capacidade para 14 presos. Essa carceragem foi construída com o objetivo de abrigar apenas presos temporários, que estariam ali por um período de poucos dias até que fossem transferidos para penitenciárias, mas não era isso que acontecia. Nos últimos anos a carceragem da Lapa chegou a abrigar mais de 60 detentos.  Frequentemente inícios de rebelião, tentativas e fugas de presos eram realizadas no local, a última aconteceu em setembro de 2020, quando 13 presos durante a noite renderam um policial e fugiram levando armas e um carro.

Essas situações colocavam em risco os policiais que ali trabalham, além dos vizinhos da região da cadeia que viviam com a insegurança de novas fugas.

Além disso, a superlotação de presos na delegacia atrapalhava o trabalho da polícia civil, que tem originalmente como função investigar crimes, e não cuidar de presos. Essa era uma reclamação antiga dos policiais civis que trabalham na Lapa.  Transferir todos os presos das delegacias do estado para penitenciárias é uma promessa do Governador Ratinho Junior, que no momento está sendo cumprida.

Redação Portal RDX com informações e foto Canal da Cidade

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas