19.4 C
São Mateus do Sul
quarta-feira, outubro 9, 2024
InícioCidadesSão Mateus do SulSolenidade marca troca de comando do Corpo de Bombeiros de São Mateus...

Solenidade marca troca de comando do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul

Data:

Compartilhe essa notícia:

Mariana Rozentalski Machado se torna a 1ª comandante mulher do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Na manhã desta sexta-feira (27), foi realizada a solenidade de entrega de comando do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul (2º GB/2º SGB/2ª SB), oportunidade em que a 1ª Tenente Mariana Rozentalski Machado recebeu o comando oficial da fração do 1º Tenente Murilo Majed Maltaca.

Publicidade

O evento contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, além de familiares, amigos e imprensa local. Além disso, aconteceu a entrega de um quadro contendo a galeria de fotos de todos os comandantes que passaram por São Mateus do Sul.

Natural de Curitiba, Maltaca ingressou no Corpo de Bombeiros em 2014, onde atuou no 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) de Ivaiporã, no Norte Paranaense. Foi promovido ao posto de 2º tenente em dezembro de 2015. Formado em Administração e pós-graduado em Segurança Pública, Maltaca já fez curso de combate a incêndios florestais e também chefiou o Setor de Prevenção a Incêndios e comandou a 1ª Seção de Bombeiros do SGBI de Ivaiporã. Chegou em São Mateus do Sul no ano de 2019. Agora, Murilo Maltaca deve atuar na cidade de Irati.

Em entrevista exclusiva ao Portal RDX, o 1º Tenente Murilo Majed Maltaca disse que chegou a cursar Arquitetura e Urbanismo, mas quando serviu o Exército Brasileiro, decidiu o que queria na sua carreira.

“Na verdade, eu acho que é uma mistura de orgulho e gratidão pelo tempo que eu fiquei aqui na cidade de São Mateus. Fui muito bem recebido, tanto pela comunidade quanto pelo efetivo, pelo pessoal do quartel, que sempre me apoiou, sempre trabalhamos juntos, posso dizer assim. Vou estar aqui pertinho, trabalhando na cidade de Irati. Mas a mensagem que deixo à todos de São Mateus do Sul é que continuem nesse espírito que a cidade tem, calorosa, receptiva, que tem empatia com a comunidade, principalmente o que a gente viu durante a pandemia [da covid-19], as cheias do Rio Iguaçu, no SOS Rio Grande do Sul. Aqui é uma cidade que se preocupa com todos”, disse.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Maltaca foi questionado sobre qual momento foi mais marcante durante seu trabalho em São Mateus do Sul. Em sua fala, ele disse que entre tantas ocorrências, o que será memorável, será as cheias do Rio Iguaçu, registradas no ano passado.

“Durante a cheia do Rio Iguaçu a gente via pessoas com as suas casas embaixo da água, e mesmo assim elas davam um jeito de ajudar outras pessoas que estavam numa situação parecida. Então isso pra mim foi muito diferente. Não pensou só nela. Ela se colocou no lugar do outro e todo mundo no mesmo barco, dando um jeito de ajudar. Então isso pra mim foi marcante, foi muito bonito, e com certeza eu vou levar pra minha carreira”, finalizou.

Foto: Gilson Abreu/AEN.
Foto: Gilson Abreu/AEN.

Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul tem 1ª comandante mulher

Já a nova comandante do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul, Mariana Rozentalski Machado, tem 26 anos, é natural de Curitiba e nos últimos meses acompanhou a rotina de trabalho da equipe de São Mateus do Sul, até então comandada por Murilo Maltaca. Em entrevista ao Portal RDX, ela falou do desafio de estar a frente do comando do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul.

Foto: Cláudia Burdzinski/PORTAL RDX.

“É uma grande responsabilidade, junto de uma grande alegria. Foi inspirador hoje receber os seis comandantes aqui de São Mateus do Sul, principalmente o Tenente Coronel Guimarães, que foi o primeiro comandante aqui da cidade. O discurso dele me inspira a fazer o meu melhor. E eu acredito que uma frase que me falaram ainda essa semana é muito verídica: ‘tudo que muito custa é justo que muito vale’. Então, eu pretendo fazer valer a pena toda essa jornada, que foi difícil pra chegar até aqui. A população e a sociedade de São Mateus do Sul podem contar comigo sempre”, disse.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.
Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.
Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

O Major Jorge Augusto Ramos elogiou o trabalho, tanto de Murilo Maltaca como também de Mariana Rozentalski, e enfatizou que ela se torna oficialmente a primeira comandante mulher do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

“Mariana é oficialmente a primeira comandante mulher que assume o comando de São Mateus do Sul, uma cidade importante para o Estado do Paraná. O trabalho do bombeiro é relevante, já que atende a muitas ocorrências graves e tem um papel importante na segurança das pessoas. Quando a gente consegue trazer uma oficial com gabarito, que é a Tenente Mariana, que tem a primeira colocada de turma, uma menina extremamente inteligente e preparada para a função, ainda inexperiente para a função de comando, mas que possui capacidade para fazer a substituição de um oficial de gabarito como é o Tenente Maltaca, então a gente sabe que a corporação está no caminho certo. São esses comandantes que todos os dias, vão efetivamente prestar o socorro à comunidade que precisa. É nos piores momentos que o bombeiro está ali, forte e presente, atendendo à todos”, concluiu.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

51,000FãsCurtir
18,800SeguidoresSeguir
1,160InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas