9.9 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioAgricultura e PecuáriaEm caso raro, ovelha dá cria a quatro filhotes em propriedade do...

Em caso raro, ovelha dá cria a quatro filhotes em propriedade do Paraná

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

Um caso raro de nascimento de ovelhas no interior da cidade de Pinhão, no Centro Sul do Estado, despertou curiosidade de moradores do município que fica a cerca de 50 quilômetros de Guarapuava.

Foi na comunidade de Cláudio Gura, na região da Linha Barreiros, que uma ovelha criou quatro carneirinhos de uma só vez. Esta não é a primeira vez que o animal tem mais de um filhote, como explica Elica Francine Gura, filha do dono da propriedade.

“Ano passado, a mesma ovelha criou trigêmeos. E neste ano, fomos surpreendidos com quatro filhotes, já imaginávamos, que ela estava grávida de mais de um, devido ao tamanho da barriga, mas não que seriam quatro.”

Esta é a terceira cria da ovelha, da raça francesa, d’Ile de France. Na primeira cria ela teve um filhote, na ano passado trigêmeos, e neste ano quadrigêmeos, para a surpresa dos criadores.

“Muitas pessoas entraram em contato com a nossa família para saber se a história é verdadeira, e se as ovelhas estão bem. Muitas questionam se foi indução de cio, mas não foi natural mesmo.”

O nascimento dos quadrigêmeos aconteceu no dia 16 de julho, quatro dias depois, no dia 20, outra ovelha da mesma linhagem criou trigêmeos. A raridade dos casos, também aumentou a demanda do trabalho e cuidado na propriedade.

“As ‘mãezinhas’ cuidam de todos os filhotinhos de maneira igual, no entanto a ovelha possui duas tetas, então temos que auxiliar na alimentação para criar os animais saudáveis. Para isso utilizamos mamadeiras, para amamentar os filhotes.”

O professor de ovinocultura da UEL, Edson Luís de Azambuja Ribeiro, explica que o nascimento já é considerado raro, em casos onde a ovelha dá cria de mais de dois cordeiros.

“Pode acontecer, mas é raro, muito raro. Quando isso acontece em mais de uma temporada reprodutiva da ovelha, se passa a pensar na questão genética, que o animal tenha algum gene, que esteja atuando na reprodução.”

Edson Luís de Azambuja Ribeiro – Professor de ovinocultura da UEL

Na média, nos rebanhos de ovelha há uma porcentagem normal de animais que têm gêmeos, algumas raças mais, outras menos. Segundo o professor, uma média de 10 a 20 por cento de ovelhas acaba parindo dois filhotes e a hipótese principal neste caso é a alimentação, quando os animais consomem mais nutrientes antes e durante a reprodução.

“Mesmo com a nutrição é possível que nasça mais de dois cordeiros, mas quando o caso de nascer mais de dois filhotes, se repete ano, após anos, é provável que seja questão genética. Nesse caso o que se pode verificar é que em algum cruzamento esse animal recebeu um gene de efeito principal.”

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas