10.6 C
São Mateus do Sul
segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioSaúdeBebê de três meses morre de coqueluche em Curitiba

Bebê de três meses morre de coqueluche em Curitiba

Data:

Compartilhe essa notícia:

Imagem Ilustrativa

O Paraná confirmou a segunda morte por coqueluche neste ano, conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Trata-se de um bebê, de apenas três meses, que morava na capital. A morte deve aparecer no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que será divulgado ainda nesta quarta-feira (28).

Publicidade

De acordo com os dados da Sesa, em julho, um bebê de seis meses, que morava em Londrina, no norte do Paraná, morreu de coqueluche. Antes destes casos, a última morte pela doença no estado foi registrada em 2019.

Sintomas da doença

O risco da coqueluche é maior para crianças menores de um ano e, se não tratada corretamente, pode evoluir para o quadro grave e até mesmo levar à morte. A doença evolui em três fases. Na inicial, os primeiros sintomas são semelhantes aos de um resfriado comum, com febre baixa e mal-estar geral e coriza. Na segunda, surgem crises de tosse seca (cinco a dez tossidas em uma única inspiração), que podem ser seguidas de vômitos e falta de ar. Na terceira os sintomas anteriores diminuem, embora a tosse possa persistir por vários meses.

Os sintomas da coqueluche podem se manifestar em três níveis. No primeiro nível, o mais leve, os sintomas são parecidos com o de um resfriado.

  • Mal-estar geral
  • Corrimento nasal
  • Tosse seca
  • Febre baixa

No estágio intermediário da coqueluche, a tosse seca piora e outros sinais aparecem.

  • Tosse passa de leve e seca para severa e descontrolada
  • A tosse pode ser tão intensa que pode comprometer a respiração
  • A crise de tosse pode provocar vômito ou cansaço extremo

Como prevenir a coqueluche

A vacinação é o principal meio de prevenção da coqueluche. Crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a coqueluche. O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferta vacina específica para gestantes e profissionais de saúde que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal, atendendo recém-nascidos e crianças menores de um ano.

A coqueluche é uma doença endêmica, com epidemias surgindo ciclicamente a intervalos de três a cinco anos. A suscetibilidade à doença é geral.

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas