A reportagem do Portal RDX novamente recebeu a informação da iminência, ou seja, de que está prestes a acontecer, do fechamento do posto da PRF para o início do mês de dezembro de 2022, causando preocupação à população e a sociedade são-mateuense. O assunto já havia sido levantado em julho deste ano.
Atualmente, a equipe da PRF de São Mateus do Sul atende cerca de cinco municípios: São Mateus do Sul, Paulo Frontin, Mallet, Antônio Olinto e Contenda, até a divisa com Araucária.
Segundo informações apurada pela RDX, já na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro de 2022, o posto será desativado, com o desligamento de água, luz e telefone.
A decisão causou preocupação na sociedade são-mateuense, que procurados pela reportagem da RDX, disseram que o caso põe em risco a segurança pública do município, além de outros problemas como, a demora em atendimento em acidentes por exemplo, como já mencionado por diversas vezes pelo Portal RDX.
Atualmente, o posto de São Mateus do Sul está funcionando como ponto de apoio, e o efetivo está concentrado nas cidades de União da Vitória e Araucária, com distância de quase 200 km entre eles, e há quase 100 km de São Mateus do Sul. O efetivo da PRF de São Mateus do Sul auxilia no combate à crimes em São Mateus do Sul e região, atende a acidentes juntamente com o Corpo de Bombeiros.
Outra questão já levantada pelo Portal RDX, foi a dificuldade em que motoristas multados pela PRF relatam dificuldades para regularizar situação em São Mateus do Sul. O motivo é que não encontram os policiais no posto da PRF. Ao retornar ao posto, encontra o local fechado, pois não há efetivo o tempo todo no local, e com isso, o condutor acaba sendo multado novamente por ter expirado o prazo.
Ainda segundo relatos, muitos motoristas acabam tendo que se deslocar até o posto da PRF de União da Vitória para buscar uma solução, causando transtorno a esses condutores.
Sociedade demonstra preocupação
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Cassiana Portes, afirmou que é importante a união de toda a sociedade para reverter essa decisão.
“Nós recebemos com preocupação a informação do fechamento do posto da PRF para a segurança pública. Enquanto CDL, não mediremos esforços para garantir o apoio para a permanência dos policiais que são de grande importância para toda a sociedade”, afirma.
Já para Haroldo Mildemberg Ferreira, que representa o Conselho de Desenvolvimento de São Mateus do Sul – CODESAMAS, a presença dos policiais rodoviários federais garante segurança à comunidade.
O que observo é que com o patrulhamento da PRF, garante mais segurança à nossa população e o comércio em geral. Temos que nos unir em busca do não fechamento desse posto, pois é de grande valia não só para São Mateus do Sul, mas para toda a região.
Ouvidoria da PRF
Uma forma de garantir a permanência do funcionamento do posto em São Mateus do Sul, é o cidadão são-mateuense entrar em contato pelo e-mail da Ouvidoria da PRF [email protected], a fim de solicitar a mudança na decisão do fechamento do posto.