24.4 C
São Mateus do Sul
segunda-feira, dezembro 2, 2024
InícioCidadesCanoinhasGaeco deflagra operação para apurar suposta lavagem de dinheiro no IMA de...

Gaeco deflagra operação para apurar suposta lavagem de dinheiro no IMA de Canoinhas

Data:

Compartilhe essa notícia:

Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (27), a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Canoinhas e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em apoio à 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas, deflagraram a operação “Ouro Verde”, em investigação que apura crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro que teriam sido praticados pela ex-coordenadora regional do Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Canoinhas, entre os anos de 2016 e 2021, Francine Nader.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e mais uma apreensão e recolhimento de veículo. O cumprimento das ordens judiciais de busca e apreensão, expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Canoinhas, ocorreu em três municípios catarinenses, localizados no Planalto Norte (Mafra e Canoinhas) e no Litoral do Estado. A reportagem apurou que não houve mandados cumpridos em escritórios do IMA.

O nome da operação faz alusão ao termo utilizado para se referir a recursos naturais que têm um alto valor econômico. A operação conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina.

A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

Francine disse à reportagem que reitera sua integridade e idoneidade, mas que vai se inteirar do assunto e conversar com seu advogado para, então, emitir uma nota.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina disse em nota que “tomou conhecimento das informações divulgadas pelo MPSC, e comunica que a ocorrência não está relacionada a atual gestão. Seguiremos à disposição do MPSC e da polícia para auxiliar na investigação.”


GAECO: o Gaeco é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas