Ladrões invadem Unidade de Saúde de PG e estragam vacinas da covid

Vândalos levaram a fiação elétrica, o que ocasionou a perda de todas as vacinas do calendário vacinal que estavam refrigeradas no local. Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda (29), a equipe de profissionais que trabalham na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lubomir Urban se depararam com um furto em seu local de trabalho. Desta vez, os vândalos levaram a fiação elétrica, o que ocasionou a perda de todas as vacinas do calendário vacinal que estavam refrigeradas no local. A equipe acredita que o vandalismo gerou cerca de R$ 30 mil reais em prejuízo, entre vacinas e insulinas. 

A UBS registrou o segundo Boletim de Ocorrência em menos de sete dias. “Na terça-feira passada já tivemos a infelicidade de chegar no trabalho e terem levado o ar condicionado e agora isso, acreditamos que fizeram no final de semana, após encerramos a campanha de vacinação. A população precisa entender que o principal prejudicado em ações como esta é a própria comunidade, que fica com o atendimento incompleto”, desabafa a enfermeira da Unidade Lubomir Urban, Paula de Freitas. 

A UBS terá vacinação contra o coronavírus hoje no local, a equipe do departamento de Imunização está trabalhando para que a ação não tenha que ser cancelada. 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) investe aproximadamente R$ 300 mil reais por ano para substituir materiais furtados e consertar estragos de vandalismo. “Investimos também em barreiras físicas, como grades de segurança e muros altos, para tentar coibir ações como esta. Precisamos da colaboração da comunidade, que denunciem qualquer ato suspeito e que nos ajude a manter o patrimônio com estrutura de atendimento adequada para eles e para os funcionários”, comenta o secretário da FMS, Dr. Rodrigo Manjabosco. 

Redação Portal RDX

Ler anterior

6ª Regional de Saúde permanece em Bandeira Roxa

Ler próxima

Bombeiros de São Mateus do Sul atendem ocorrência de queda no Centro