Por Razões Para Acreditar
O abraço é um costume bem típico da gente aqui no Brasil e foi uma das coisas mais difíceis de se adaptar desde o início da pandemia.
Mas de uma maneira bem diferente, o Residencial Geriátrico de Três Figueiras, na cidade de Gravataí (RS), tornou possível que idosos que moram no espaço pudessem abraçar e matar a saudade dos seus parentes: o Túnel do Abraço.
“Percebemos que nossos residentes estavam se sentindo tristes. Pensamos que ficariam muito mais felizes se encontrássemos uma maneira para que abraçassem seus parentes”,
destacam.
O residencial conta com 28 idosos que estão em isolamento desde o dia 17 de março e o contato com a família é feito apenas por videochamada.
O túnel não precisou de muito incremento. Luciana, uma das responsáveis pelo lar preparou tudo com uma grande folha de plástico. Em alturas medianas, considerando a estatura dos idosos da casa, ela fez quatro círculos e os cobriu também de plástico. O local serve para a entrada dos braços.
Ao liberar a notícia, Luciana disse que os parentes logo quiseram ir até o local, mas as visitas precisam ser agendadas para evitar aglomeração na casa.
“Se alguém por aí gerencia uma casa geriátrica, eu recomendo que façam isso”, disse Santos. “É tão gratificante vê-los se abraçando e tão importante”, comenta Luciana.