Governador anuncia criação do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente, em Irati

Com a unidade em Irati, o Corpo de Bombeiros do Paraná amplia a capacidade de atendimento a emergências e o alcance dos serviços de prevenção e combate a incêndios e desastres. Foto: Albari Rosa/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior oficializou nesta quarta-feira (29) a criação do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Irati. A elevação a Subgrupamento Independente traz mais autonomia administrativa para a gestão local e mais qualidade nos serviços prestados nos 21 municípios do Sul e do Centro-Sul do Paraná, onde vivem cerca de 470 mil pessoas.

Com a unidade, o Corpo de Bombeiros do Paraná amplia a capacidade de atendimento a emergências e o alcance dos serviços de prevenção e combate a incêndios e desastres. O planejamento organizacional possibilitará, a médio e longo prazo, o aumento do efetivo de bombeiros militares atuantes na região e a criação e instalação de novos postos de atendimento da corporação.

“Elevar o Corpo de Bombeiros de Irati a Subgrupamento Independente é resultado do planejamento do Governo do Estado na área de segurança pública, que representa uma ampliação na equipe e também investimentos em equipamentos. A unidade vai atender uma região importante do Estado”, afirmou Ratinho Junior.

“Esse avanço vem de estudos regionais do Corpo de Bombeiros para reformular suas unidades conforme a demanda, e acontece paralelamente à contratação de pessoal. Nesta semana, anunciei a convocação de 400 bombeiros que passaram em concurso promovido pelo Governo do Estado”, ressaltou o governador.

“A criação do 10º Subgrupamento vai permitir um aumento no efetivo, o que vai permitir um atendimento de melhor qualidade e com mais rapidez, tanto nos casos de emergência como nos trabalhos preventivos que o Corpo de Bombeiros presta à população”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo, explicou que entre as melhoras previstas com a nova unidade está a agilidade maior nos processos de vistoria de empreendimentos e na prevenção a incêndios e outros acidentes. “Até então, os processos nessas cidades precisavam ser levados a Ponta Grossa para serem resolvidos. Também temos a oportunidade de melhorar a questão de equipamentos, viaturas e também efetivo naquela região”, disse.

“A elevação melhora as tratativas do comando local com o comando-geral do Corpo de Bombeiros, o que permite trazer as demandas da região, além de centralizar melhor o atendimento também com o de Ponta Grossa”, ressaltou o coronel.

“Há muito tempo reivindicávamos a criação do Subgrupamento, porque éramos subordinados a Ponta Grossa, que comandava 40 municípios. Com essa divisão, Irati cria uma nova estrutura de equipamentos e pessoal, para atender não só a nossa cidade, como a toda a região”, disse o prefeito Jorge Derbli. “O trabalho do Corpo de Bombeiros já era muito bem feito, mas vai melhorar muito mais com a estrutura maior”.

O Paraná conta com 12 Grupamentos, localizados em cidades maiores, como Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Colombo, Paranaguá, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Apucarana e Guarapuava. Com a nova unidade, passa a ter também sete Subgrupamentos – Ivaiporã, Pato Branco, Umuarama, Cianorte, Santo Antônio da Platina, Paranavaí e Irati.

MUNICÍPIOS – A unidade beneficia o município sede e se estende para toda a região de Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Rio Azul, Teixeira Soares, Ivaí, Mallet, Imbituva, Rebouças, São Mateus do Sul, Antônio Olinto, São João do Triunfo, União da Vitória, General Carneiro, Bituruna, Cruz Machado, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, Prudentópolis e Guaramiranga. Até então, essas cidades eram ligadas ao Grupamento de Ponta Grossa, que vai até a divisa com São Paulo e atendia 40 municípios.

Via AEN-PR

Redação Portal RDX

Ler anterior

Copel investe em subestações para melhorar rede de transmissão de energia em São Mateus do Sul

leia a próxima

VÍDEO: Pescadores flagram onças-pintadas nadando no Rio Paraná