A Apple surpreendeu o mercado ao anunciar uma parceria com a SpaceX, empresa de Elon Musk, para integrar a rede de satélites Starlink aos iPhones. A novidade, incluída na atualização do iOS 18.3 lançada na última segunda-feira (27), permitirá que usuários se conectem à internet via satélite em áreas sem cobertura de celular, expandindo as opções de conectividade.
A parceria com a SpaceX marca uma mudança estratégica da Apple, que havia investido recentemente em outra empresa do mesmo setor em 2024, a Globalstar, adquirindo 20% da companhia. No entanto, a integração com a Starlink, em colaboração com a operadora T-Mobile, oferece uma alternativa promissora para conectividade via satélite.
iPhones se conectam à Starlink sem configuração extra
Usuários que participam do programa beta da T-Mobile já podem acessar a funcionalidade nos Estados Unidos, que permite o envio de mensagens de texto via satélite. Elon Musk confirmou a novidade no X (antigo Twitter), e especula-se que futuras atualizações possibilitem o envio de imagens, músicas e até vídeos.
A notícia impactou o mercado, com as ações da Globalstar caindo 11%. Embora a Apple e a SpaceX não tenham comentado oficialmente a parceria, a novidade abre um leque de possibilidades para usuários de iPhone, especialmente em áreas com cobertura celular limitada.
A integração com a Starlink reforça a aposta da Apple em tecnologias de comunicação via satélite, garantindo aos seus usuários mais opções de conectividade e expandindo o acesso à internet em locais remotos. Resta saber como essa parceria irá evoluir e quais serão os próximos passos da Apple nesse mercado.
Ainda não há previsão de quando o recurso estará disponível para todos os usuários de iPhone, nem se a parceria será expandida para outras operadoras.
Com informações Olhar Digital