Moradores do município e região entraram em contato com a equipe RDX FM informando que a lombada eletrônica, situada na BR-476, KM 274, próxima à ponte do Rio Iguaçu, está aplicando multas irregulares nos últimos meses. Há situações em que um só veículo recebeu 15 infrações no mesmo trecho, que permite passagem a 60 km/h. Em média, passam pelo município cerca de 14 mil veículos diariamente.
Artur Roscoche, que atua há 16 anos com defesa de multas, afirma que em todo o tempo de atuação na área, essa é a primeira vez que ele recebe centenas de multas do mesmo trecho em um curto espaço de tempo. “Em poucos dias eu já tenho em minha mesa mais de 100 multas e notificações”, diz Artur. O empresário acredita que a lombada eletrônica esteja desregulada. “É impossível uma pessoa passar a 45/50 km/h e vir a notificação como 75 km/h.”
Ele explica que a maioria das infrações que estão acontecendo na local são de categorias média a grave. O responsável pelo trecho e pelo julgamento das multas é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que por conta da pandemia do Covid-19, mantém as atividades suspensas.
Artur comenta que tentou contato com o DNIT e com técnicos responsáveis pelo trajeto, mas sem retorno até o momento. A equipe RDX FM também tentou contato com esses setores, porém sem réplica. As multas podem variar entre R$ 195 e R$ 134, podendo ser julgada nos próximos seis meses.
A recomendação é de que os motoristas passem pelo local bem abaixo do limite permitido (60 km/h), para evitar transtornos futuros. Na manhã desta quinta-feira (30), chegou ao WhatsApp da RDX imagens de um técnico no local, porém ainda não foi feita a confirmação sobre a finalidade da manutenção e se o serviço segue normalmente.
O defensor de multas se coloca a disposição para dúvidas relacionadas às infrações do trecho. Entre em contato com Artur pelo telefone (42) 99991-1009.