18.7 C
São Mateus do Sul
quarta-feira, abril 24, 2024
InícioCidadesGreve dos professores em Prudentópolis chega a quase um mês, e pais...

Greve dos professores em Prudentópolis chega a quase um mês, e pais pedem retorno das aulas

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Parte dos profissionais parou atividades pedindo reajuste de 33% no plano de carreira. Nesta quarta (29), pais de alunos fizeram passeata em protesto. Foto: Reprodução/RPC Guarapuava

Pais de alunos da rede municipal de ensino de Prudentópolis, na região central, pediram o retorno das aulas no município em passeata nesta quarta-feira (29).

Os professores pararam as atividades em 31 de maio, há quase um mês. Ao todo são 390 profissionais que trabalham na rede municipal de ensino. Cerca de 250 deles aderiram à greve.

“Eles querem estudar e eles têm esse direito garantido por constituição. A gente não ‘tá’ contra ninguém, só está a favor das crianças”, disse o pai Marcos Potereiko.

São 44 escolas municipais e 9 CMEIs, com aproximadamente cinco mil alunos. Metade deles está sem aulas, de acordo com a Secretaria de Educação.

No município, os professores do ensino básico recebem salário inicial de R$ 1.922, e pedem reajuste de 33% em todo o plano de carreira. A demanda é sustentada em mudança anunciada pelo Governo Federal em janeiro, quando formalizou reajuste de 33% de aumento para os professores do ensino básico. Com isso, o piso no Brasil seria de quase R$ 4 mil.

“A defasagem da carreira que era 52%, ele [prefeito] concedeu um reajuste de 14%, então para cobrir os 33% do reajuste do piso pra esse ano, falta em torno de 17%”, explicou Antônio Marcos Gonçalves, diretor da APP-Sindicato.

Atualmente, parte do dinheiro para as prefeituras pagarem os professores vem do Governo Federal via Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Prudentópolis informou que não tem como usar o dinheiro do fundo pra aumentar o salário dos professores sem prejudicar outras despesas, como merenda e transporte escolar. Confirmou, também, que concedeu reposição salarial de 14% a todos servidores públicos municipais, incluindo os professores, em janeiro deste ano.

“Esses 33% está em cima do piso nacional, que foi repassado aos nossos professores, aqueles que não recebiam o piso, foi passado esse valor para o piso nacional. O repasse para a tabela, ela não previsão legal para o nosso plano de cargos e salários”, detalhou a secretária de educação, Eliane Dal Pisol.

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas