Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Opinião aponta o candidato Mário Cezar da Silva (PT) na liderança e com ampla vantagem na disputa pela Prefeitura de São João do Triunfo. De acordo com a sondagem, registrada na Justiça Eleitoral, Mário Cezar soma 75% das intenções de votos, contra 25% do seu único adversário, Juliano Zakzewski Maier (PSD). Os números consideram apenas os votos válidos, ou seja, quando se excluem brancos, nulos e indecisos, seguindo o critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na apuração da eleição em todo País. A pesquisa teve uma amostragem de 450 eleitores do município de São João do Triunfo e ocorreu entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro é de 4,5%, e a confiabilidade dos dados coletados é de 95%. A sondagem está registrada no TSE sob o número PR-05154/2024.
O relatório da pesquisa aponta ainda que dentre os eleitores consultados, 33% disseram que “com certeza votariam” no candidato do PT e outros 43% responderam que “poderiam votar”. A soma desses dois indicadores positivos atinge 76% de potencial de votos entre os entrevistados. No caso de Juliano, 12% dos entrevistados disseram que “com certeza” votariam nele e 38% declararam que “poderiam votar”. A soma desses dois indicadores fica em 50%.
O líder da pesquisa, Mário Cezar, é o candidato que recebe apoio do atual prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle (PP), que cumpre seu segundo mandato consecutivo à frente do Executivo do município. A popularidade do prefeito também foi alvo da sondagem realizada pelo Instituto Opinião. De acordo com o relatório da pesquisa, quando se questiona os eleitores da cidade sobre a forma de administrar de Abimael, o índice de aprovação é bastante elevado, chegando a 91,2%. Apenas 5,9% desaprovam e outros 2,9% não souberam responder.
METODOLOGIA – O Instituto Opinião realizou a pesquisa com equipe própria, que foi devidamente capacitada e treinada para este perfil de coleta e tratamento de dados. Os 450 entrevistados têm mais de 16 anos, em condição de voto, e foram selecionados através de sorteios aleatórios, com critério de divisão geográfica, escolaridade, faixa etária e classificação socioeconômica. Entre os entrevistados, 52% são do sexo masculino e 48% do sexo feminino. Entre eles, 25% tem entre 45 a 59 anos, 21% tem idade de 25 a 34 anos, 20% tem entre 35 a 44 anos, mesmo percentual para a população de 60 anos ou mais, enquanto 14% tem de 16 a 24. O nível de escolaridade aponta que 57% dos entrevistados tem até o 9º ano, 35% possuem Ensino Médio Completo e 8% contam com formação Superior.
As informações são do Portal aRede