Projeto que inclui erva-mate na merenda escolar avança na Comissão de Agricultura

Segundo o projeto, mais do que os benefícios da erva-mate para a saúde, o produto tem importância econômica para o Paraná.

Os deputados membros da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Paraná aprovaram, em reunião nesta segunda-feira (09), o projeto de lei 366/2019, do deputado Emerson Bacil (PSL), que pretende incluir a erva-mate e seus produtos derivados no cardápio da merenda escolar da rede pública de ensino do Estado. O relator da matéria, deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), apresentou parecer favorável.

Na proposta, Bacil justifica os benefícios da erva-mate para a saúde e sua importância econômica para o Estado. O parlamentar lembra que além dos tradicionais chimarrão e chás, o produto pode ser usado na fabricação de biscoitos e sorvetes. “O projeto aprovado pela Comissão é muito importante e inteligente para fomentar a erva-mate. Isso representa mais renda para o produtor rural”, disse o presidente do grupo, deputado Anibelli Neto (MDB).

Os deputados aprovaram ainda o projeto de lei 133/2019, também do deputado Emerson Bacil, que insere no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado do Paraná a Festa do Fumicultor, realizada anualmente no último domingo do mês de abril, em São João do Triunfo, e o projeto 642/2019, do deputado Professor Lemos (PT), que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a “Festa do Arroz”, realizada anualmente em setembro, no município de Querência do Norte.

Também foram aprovados os projetos de lei 503/2018, do deputado Jonas Guimarães (PSB), que institui o Dia do Leiloeiro Rural, a ser celebrado anualmente no dia 20 de dezembro, e 742/2019, do deputado Luiz Fernando Guerra, que concede o Título de Utilidade Pública à Associação Verde Valle de Apicultores de Nova Laranjeiras.

Participaram do encontro os deputados Anibelli Neto, Luiz Fernando Guerra, Professor Lemos e Adriano José (PV).

Redação Portal RDX

Ler anterior

Falecimento de Henrique Woinarski

Ler próxima

São Mateus do Sul fica em 87º lugar na geração de emprego no Paraná no mês de fevereiro